Cotidiano

Com a volta às aulas, população reclama de ônibus lotados em Boa Vista

Prefeitura afirma que aumento não foi significativo a ponto de aumentar a frota de ônibus

Com o retorno das aulas nas redes estadual e municipal de ensino nesta semana em Boa Vista, a demanda por transporte público aumentou significativamente. Até a semana passada, quem necessita de transporte público para se locomover, conseguia pegar ônibus com uma lotação razoável, realidade diferente da enfrentada desde segunda-feira, dia 7. 

Com os ônibus lotados, os passageiros temem pela própria saúde por conta da pandemia de covid-19. Para o usuário do transporte público Ytalo Serrão de Souza, que anda de ônibus nos horários de pico, a situação é preocupante. 

“Costumo diariamente pegar ônibus sentido centro e sentido bairro nos horários comerciais, pois trabalho no centro e preciso desse meio de locomoção. Com o retorno das aulas e passado as férias e folgas prolongadas de fim de ano. Notei o aumento exorbitante de usuários no transporte público. A prefeitura deveria ter estudado uma logística prática e segura pra evitar a propagação da covid-19 e suas variantes, além da gripe”, lamentou.

Além da preocupação com a saúde, ele teme pela possibilidade de acidentes de trânsito envolvendo ônibus lotados “Se o ônibus colidir com outro veículo lotado ou as portas abrirem com tantas pessoas. Os riscos de perdermos vidas só em acidentes já é enorme”, disse.

Outro usuário de transporte público que preferiu não se identificar, informou que passa pela mesma situação. “Nos horários de chegada e saída das escolas, os ônibus ficam lotados, ultrapassando o limite máximo de passageiros. Deveriam aumentar a quantidade de ônibus circulando para pelo menos balancear a quantidade de pessoas por veículo”, pontuou. 

Outro lado

Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) informa que com o início do ano letivo nas escolas de Boa Vista, as equipes já se prepararam para um possível aumento na demanda do transporte coletivo. 

A programação da frota de ônibus observa diariamente o índice de bilhetagem, que é o que indica o número de passageiros que circulam por dia nos ônibus. De acordo com o monitoramento, na véspera do retorno das aulas (terça-feira), do primeiro dia de aula das escolas estaduais e particulares (quarta-feira), não foi percebido aumento significativo de bilhetagem. O plano de contingência da Emhur determina que, caso haja o aumento de bilhetagem, será feito o acréscimo imediato da frota.

A Emhur reforça ainda que atua na fiscalização nas plataformas, e quando identifica alguém desrespeitando as determinações dos decretos municipais, orienta tanto os usuários como motoristas sobre o uso obrigatório das máscaras, circulação com janelas abertas, manter o distanciamento e uso frequente do álcool em gel no transporte coletivo. 

Além de reforçar com a empresa sobre o controle do quantitativo de pessoas circulando dentro dos ônibus, bem como intensificar a limpeza, com higienização diária dos veículos. É importante a colaboração de todos para frear o ritmo de contaminação da covid-19 em Boa Vista.