Os moradores das vilas São Silvestre, Recrear e Maloca Do Raimundão, no município de Alto Alegre, interior de Roraima, procuraram a FolhaBV para denunciar as condições precárias da RR-205, principal via que interliga Boa Vista às comunidades. Segundo eles, a falta de pavimentação em um trecho tem causado transtornos a quem precisa trafegar pelo local.
Para chamar a atenção das autoridades para o problema, os moradores organizam um protesto no próximo dia 18, a partir das 8h. Eles reclamam da falta de asfalto em mais de 20 quilômetros da RR-205. A empreendedora Larissa Oliveira, de 23 anos, é moradora da Vila de São Silvestre e relata que a situação da estrada dificulta a locomoção das pessoas.
“Uma das nossas principais dificuldades é a quantidade de ‘costelas de vaca’ que toma conta da estrada. São praticamente 20 quilômetros só de buracos, que atrapalham o tráfego. Fora a demora para chegar no nosso destino final, pois muita das vezes os carros quebram e atolam em períodos chuvosos”, disse Larissa.
Segundo a moradora, o asfaltamento é prometido desde 2018 pela atual gestão estadual. O governo assegurou que as obras começariam no dia 15 de janeiro deste ano, no entanto, foram adiadas para março e os moradores aguardam um posicionamento do Estado. “Estamos cobrando a recuperação de toda a estrada antes que o inverno comece”, citou a empreendedora.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Estado, para saber se há algum projeto de infraestrutura para a RR-205 e se há previsão para o início das obras e aguarda resposta.