Da Praça Simon Bolívar, chamada de “rotatória do Trevo”, até a Ponte dos Macuxi, na divisa dos bairros 13 de Setembro e São Vicente, zona Sul, a Avenida das Guianas passa por obras. A principal via daquela zona da cidade será duplicada e alguns cruzamentos serão fechados. A previsão de conclusão do serviço é para o final do mês de março do ano que vem.
A Folha entrevistou neste fim de semana alguns moradores e comerciantes daquela avenida. Apesar do excesso de poeira e da queda nas vendas, eles não reclamaram. “A gente já vinha esperando há tempo pelo recapeamento da avenida. Quando terminar a obra, o movimento volta ao normal e a gente terá mais comodidade”, frisou Raimundo Silveira, de 67 anos, dono de uma loja de confecções.
A avenida será duplicada e urbanizada. A rede de drenagem também já foi feita. O valor da obra é de mais de R$ 3.8 milhões. O dinheiro é da Prefeitura de Boa Vista. A obra é uma parceria com o Exército Brasileiro, por meio do 6º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) e Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT).
O trânsito sofrerá mudanças naquela região. A Secretaria Municipal de Obras informou que a Avenida das Guianas apresenta um fluxo de aproximadamente 20 mil veículos nos dois sentidos, onde se utiliza apenas duas faixas de tráfego por sentido para esse deslocamento. Com a ampliação do número de faixas, haverá melhor fluidez ao longo da via e, com os semáforos que serão implantados, será possível garantir maior segurança nas travessias, principalmente nas áreas de maior concentração de pedestres.
A intervenção na avenida prevê ainda, além da ampliação do número de faixas de tráfego, a implantação de vias marginais. Assim, conforme a prefeitura, o cruzamento das avenidas Nossa Senhora da Consolata com a das Guianas será fechado e o acesso será apenas pela marginal.
Os cruzamentos da Avenida Sebastião Diniz com a Rua Eldorado, onde existia rotatória, receberão semáforos, o que proporcionará uma melhoria no acesso para o bairro 13 de setembro, com mais segurança nas travessias de pedestres, tendo em vista a grande concentração de comércio nessa região.
Nos cruzamentos das avenidas Ville Roy e Benjamim Constant, onde já existem semáforos, as vias marginais também receberão semáforos. “Acredito que vai melhorar muito para nós, pois quando chovia isso tudo inundava. Espero que a obra termine logo”, ressaltou o comerciante. (AJ)