Cotidiano

Com incorporação à FAMA, Unimed BV deixará de vender planos locais

Conveniados da antiga Unimed Boa Vista receberão novos cartões, com o nome da Federação nas Unimeds da Amazônia (FAMA)

O médico e presidente da unidade da Unimed em Boa Vista, Wirlande da Luz, anunciou uma fusão da operadora local, que atualmente vende planos de saúde em Roraima, com a Federação das Unimeds da Amazônia (FAMA). Com a migração, a unidade deixará de vender os planos locais e passará a ser apenas uma prestadora de serviço da FAMA. O processo de mudança já iniciou e deve se encerrar em março do próximo ano.

Durante a manhã de ontem, 6, no programa Agenda da Semana da Rádio Folha AM 1020, o presidente afirmou que os usuários da Unimed Boa Vista devem ficar despreocupados, pois a mudança ocorrerá somente em dois aspectos: a unidade local, que antes era autoprovedora, será subordinada à FAMA e os usuários receberão novos cartões de identificação.

“O que acontece na verdade é que nós não venderemos mais planos em nome da Unimed Boa Vista. As pessoas vão comprar esses planos pela unidade operadora, ou seja, os planos de saúde serão vendidos pela FAMA, que é regional. Mas os clientes de Roraima serão atendidos na nossa estrutura local”, explicou Wirlande da Luz.

Outro ponto abordado pelo presidente da Unimed foi a mudança nos cartões dos usuários. “O cartão que os nossos usuários têm hoje irá mudar. Eles receberão um novo cartão, onde em vez do nome da Unimed Boa Vista, estará escrito FAMA”, disse.

O médico ressaltou que os pacientes continuarão realizando todos os procedimentos na estrutura local. “Continuará tudo igual. Quem for marcar consulta, vai continuar indo aos mesmos locais. Quem tiver com exame ou cirurgia marcada irá fazer do mesmo jeito. A parcela não irá aumentar e nem reduzir por causa da mudança, ou seja, os clientes podem ficar tranquilos. Agora nós fazemos parte de uma unidade maior, que será responsável por vender os planos e nós somente por atender os pacientes locais”, enfatizou.

Ele afirmou que já existia na unidade um desejo de deixar de prover os planos há pelo menos dois anos, pois a demanda em Boa Vista é pequena e não seria capaz de sustentar as despesas a longo prazo. “Isso porque uma unidade que tem menos de 100 mil conveniados não consegue se sustentar sozinha a longo prazo. Em Roraima, nós nos aproximamos dos 20 mil.  Por isso, nós nos unimos com vários outros pequenos centros e nos tornamos uma unidade maior, que será mais sólida e poderá ter condições de investir em melhorias”, reforçou o médico.

Wirlande da Luz frisou ainda que os usuários que não se sentirem confortáveis com a mudança também têm até o mês de março para solicitar o rompimento do contrato ou a portabilidade para outro plano de saúde. “Lembrando que nós somos o plano de saúde que tem maior assistência no Estado. Ao mudar, o cliente perderá muitos benefícios”, considerou.

Para o presidente da Unimed em Boa Vista, a associação só trará melhorias. “A Unimed Boa Vista é sem dúvida a maior empresa privada do Estado. Nós temos 450 funcionários, geramos cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos, temos 90 médicos cooperados e mais 60 médicos que prestam serviço para nós. Mas mesmo assim, nossa estrutura precisa de atualização e expansão, algo que nossa pequena rede não teria como arcar. Agora, com a incorporação, nós poderemos tirar do papel a ampliação do hospital e também resolver problemas de disponibilidade de médicos especializados”, avaliou. (J.L)