Cotidiano

Com pista escura, FAB faz resgate de bebê Yanomami com doença respiratória

Criança recebeu primeiros socorros no hospital instalado em Surucucu. Ela foi encaminhada para o Hospital da Criança, em Boa Vista.

Uma criança Yanomami, de 1 ano, foi encaminhada à Boa Vista devido uma doença respiratória por meio de resgate aéreo realizado pela Força Aérea Brasileira. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (6).

O resgate aconteceu na noite da quarta-feira (5), da pista da base de Surucucu, que não possui iluminação. Conforme a FAB, o deslocamento foi considerado célere, levando em consideração as condições, a distância e o horário. 

A equipe saiu da reserva às 19h40 e aterrissou em Boa Vista uma hora e meia depois. A evacuação foi possível por meio do equipamento de visão noturna, o NVG (do inglês, Night Vision Goggles).

A operação foi executada pelo Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), por meio do 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (5º/8º GAv) da Força Aérea Brasileira (FAB), a bordo da aeronave H-60L Black Hawk.

“É um sentimento ímpar poder ajudar a comunidade indígena que está necessitada. A gente treina justamente para isso, para quando a população precisar, a gente estar pronto para cumprir a missão, independente do horário e da situação em que esse pessoal estiver”, expressou ao participar do resgate, um tripulante do 5°/8° GAv.

Ao chegar na Base Aérea a criança, acompanhada da mãe, da irmã e assistida por uma médica cedida pelo DSEI, foi encaminhada, pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).