Cotidiano

Comandante dos bombeiros alerta sobre condições de risco para incêndios

Em época de Natal, quando a população decora casas e comércios com enfeites natalinos, o cuidado precisa ser ainda maior

Após o incêndio que destruiu parcialmente duas lojas do Centro de Boa Vista, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Roraima, coronel Anderson Matos, embora ainda não soubesse o que provocou as chamas, reacendeu o alerta sobre os riscos nas instalações elétricas.

“É importante que as pessoas eliminem todo e qualquer risco de incêndio. Muitos iniciam por causas elétricas. Então, é importante avaliar a sua instalação elétrica da sua residência, do seu empreendimento comercial. A cada dez anos, é preciso substituir essa fiação”, disse.

Em época de Natal, quando a população decora casas e comércios com enfeites natalinos, o cuidado precisa ser ainda maior. Segundo o coronel, os enfeites conhecidos como “pisca-pisca” não devem ficar ligados a noite inteira.

“Isso é um risco de haver uma sobrecarga. [A população] não [deve] utilizar aqueles adaptadores, com três tomadas em uma só, isso é muito perigoso. Em sinal de fumaça não hesite, ligue 193, acione o Corpo de Bombeiros para que a gente ganhe tempo na nossa chegada”, explicou.

“Os incêndios na madrugada são de um fator que dificulta muito, porque ninguém sabe a hora que ele iniciou, quanto tempo ele já está ali consumindo o material. Então, o tempo ele é importantíssimo”, completou.