Cotidiano

Combate ao desperdício de água é reforçado pela Caer

Pesquisas revelam que se uma torneira ficar pingando devagar, são desperdiçados, por dia, 46 litros de água, e 1.400 litros ao mês

Não é preciso procurar muito para encontrar alguma residência que possua problemas de vazamento nas torneiras, chuveiros e até mangueiras. Na maioria das vezes são gotas de água que ficam pingando, o que não chama tanto a atenção do morador, mas esse descuido pode se tornar um problema. O resultado é o desperdício de água, uma das maiores preocupações da Diretoria da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).

O desperdício é ruim em todos os sentidos. Para o consumidor o prejuízo é percebido diretamente no bolso, pois a conta acaba ficando mais cara, para a Caer, entre as consequências negativas estão as perdas.

Para se ter uma ideia do nível de desperdício, a companhia fez um estudo, e os dados mostram que se uma torneira ficar aberta pingando devagar, são desperdiçados, por dia, 46 litros, 1.400 litros ao mês. Se a torneira ficar aberta pela metade, o volume de água jogado fora, por dia, fica em torno de 16.500 litros, 495.000 ao mês, e se a torneira ficar aberta totalmente são desperdiçados, por dia, até 34.000 litros de água e por mês, 1.020.000 litros.

Para o presidente da Caer, Danque Esbell, é preciso que a população faça parte do trabalho de prevenção e combate a esse problema. “Nem todo mundo se dá conta do problema, em alguns casos, a torneira aberta pingando água acaba se tornando normal, mas é preciso que todos tenham consciência dos prejuízos que essa falta de cuidado pode causar”, esclareceu.

Para a Diretoria da Caer combater o desperdício de água é contribuir para a diminuição nas perdas, que atualmente chegam a 60%. “Trata-se de uma inciativa que deve começar em casa, por todos, ou seja, crianças, jovens e adultos devem estar envolvidos no processo de mudança de comportamento e de conscientização do uso correto. E as boas atitudes devem ser seguidas não só em casa, mas no trabalho também, ou seja, é inadmissível pensar que a economia só deve ser feita com o bem individual, é preciso entender que a água é um recurso hídrico essencial à vida de todos, por isso todos devem ser responsáveis pela utilização adequada”, destacou.

COMUNICAÇÃO – A Caer disponibiliza canais diretos de comunicação com o usuário, para que as dúvidas sejam esclarecidas e os problemas resolvidos. Entre as opções estão o 0800 280 9520, onde é possível fazer reclamações, sugerir e solicitar reparos. Outras opções também são o perfil da Caer nas redes sociais e o site:www.caer.com.br, onde são publicas das todas as notícias referentes às ações, serviços e projetos desenvolvidos pela Caer, na capital e no interior.

No site, o usuário descobre como funcionam os setores da companhia e tem acesso aos serviços disponibilizados. “O objetivo é deixar a Caer cada vez mais próxima do usuário, e facilitar de todas as formas o acesso aos serviços oferecidos pela companhia. Além disso, o site possibilita a oportunidade do usuário conhecer o trabalho desenvolvido na capital e nos municípios. Em alguns casos, ali mesmo é possível resolver alguns problemas sem precisar que a pessoa se desloque à sede da companhia, por meio dos serviços on-line, ou seja, o usuário conta com praticidade e melhor comodidade”, esclareceu o presidente.

DICAS – Estudos mostram que entre as atitudes corretas para evitar o desperdício estão, fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba, ou quando estiver ensaboando as louças, não deixar o chuveiro totalmente aberto durante o banho, sempre que possível reutilizar a água no ambiente doméstico, varrer as calçadas em vez de retirar o lixo com a mangueira de água e verificar se o relógio que mede o consumo de água está com defeito.