Cotidiano

Combate ao sarampo será reforçado em RR

Medida foi tomada porque o Estado não conseguiu cumprir a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde

A cobertura vacinal contra o sarampo deverá ser reforçada em Roraima na próxima semana. O Estado não conseguiu atingir a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95% do público-alvo. Conforme dados do Programa Nacional de Imunização (NPI), até o momento foram vacinadas 11.333 crianças, com idades entres 6 meses a 5 anos de idade, abrindo assim a necessidades de prorrogação da vacinação.
“A população tem que entender da gravidade da doença e participar. O Estado e os municípios farão a sua parte, divulgando, chamando as pessoas a vacinarem seus filhos e assim nos ajudar a manter essa doença sob controle”, afirmou o secretário adjunto da Saúde, Paulo Linhares.
Outro fato que fez com que a campanha fosse reforçada foi a confirmação do primeiro caso de transmissão após 17 anos sem registro da doença em Roraima. De acordo com Linhares, um empresário de 40 anos, morador do bairro Centenário, zona Oeste, contraiu o vírus após uma viagem a Fortaleza (CE). 
“O Estado do Ceará está tendo um surto de sarampo, com mais de 800 casos confirmados. Como a transmissão se dá por via oral, esse empresário acabou trazendo essa doença para cá. Como ele era responsável por fazer o pagamento dos funcionários da empresa, acabou tendo contato com pelo menos 500 pessoas. Nós já iniciamos o monitoramento dessas pessoas que tiveram contato com esse paciente. Para não correr o risco de um surto aqui no Estado, nós decidimos reforçar a guerra contra a doença”, afirmou.
No início dessa semana, a Sesau, em conjunto com a Coordenadoria-Geral de vigilância em Saúde, reuniu-se com representantes de todos os municípios para definir o plano de execução da campanha que se inicia no sábado de Carnaval, dia 14, estendendo-se até o dia D, no dia 21.  “Já nos reunimos com todos os municípios. Essa campanha terá uma cobertura em todo o Estado. O Ministério da Saúde já repassou essas vacinas ao Estado, que já encaminhou para todos os municípios, e eles vão aplicar as suas estratégias de vacinação”, frisou.
SARAMPO – Doença viral aguda grave e altamente contagiosa, o sarampo tem como sintomas mais comuns a febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. Sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina. (M.L)