O quinto ciclo de atendimento itinerante para a emissão de autorizações de queimadas controladas para a safra 2022 em Roraima já começou. O primeiro município é Rorainópolis, na região Sul do estado. O calendário de queimadas é elaborado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). O atendimento acontecerá em 13 municípios e segue até março.
Os produtores rurais que pretendem realizar a queimada controlada devem atentar-se ao calendário e apresentar RG e CPF, título definitivo ou autorização/certidão/declaração de posse (emitido pelo órgão fundiário estadual, federal ou municipal), mapa ou croqui da propriedade, mapa com coordenadas da área a ser queimada, autorização de desmatamento anterior, Cadastro Ambiental Rural e Licenciamento Ambiental vigente.
Orientação
O capitão do Corpo de Bombeiros, Macksuel Lopes, falou sobre o processo que deve ser feito para a realização da queimada autorizada. “O produtor rural deve procurar o atendimento e receber as instruções para o procedimento, relatando o motivo da queima e as condições do local onde será realizada. Em seguida é feita a vistoria pela Femarh e, caso tudo esteja conforme o repassado, o procedimento já pode ser feito”, recomendou.
O bombeiro também explicou a atuação das equipes militares nas queimadas. “Caso o produtor não se sinta seguro para realizar a queimada, ele pode procurar não só a ajuda do Corpo de Bombeiros, como também da prefeitura ou dos brigadistas contratados pelo governo, que podem fazer a queima de forma segura”, orientou o capitão.
Cronograma
Segundo a chefe da Divisão de Mudanças Climáticas e Prevenção a Queimadas da Femarh, Suzana Tavares, os atendimentos em Rorainópolis seguem até sexta-feira, 11.
Na segunda-feira, 14, a equipe estará na vila de Entre Rios, e, no dia 15, na sede do município de Caroebe. Nos dias 16 e 17 será a vez dos produtores do município de São João da Baliza. Nos dias 18 e 19, os atendimentos serão no Município de São Luiz.
Na semana seguinte, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, representantes da Femarh estarão atendendo aos produtores rurais de Caracaraí. O Município de Iracema será atendido entre os dias 24 e 26 de fevereiro.