A terceira edição da Semana de Letras da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) Inicia nesta segunda-feira (24) e segue até sexta-feira (28). O evento é promovido pelo PET (Programa de Educação Tutorial) e Colegiado de Letras da instituição.
Este ano, a semana terá como tema “Cultura Popular: as vozes e as linguagens no mundo virtual”, onde o principal objetivo é a divulgação científica da área de Letras, bem como a discussão do uso das tecnologias para ensino da Língua Portuguesa e Literatura, e as manifestações culturais em formato digital.
A programação é voltada a participação de alunos de graduação, pós-graduação, professores da rede pública e o público em geral. Este ano as atividades serão promovidas de forma online, em salas com links que serão disponibilizados no site do evento.
A coordenadora do Colegiado de Letras e Tutora do PET Letras, professora Isabella Coutinho Costa, explica que esse será um momento para a comunidade acadêmica e demais participantes conhecerem as pesquisas que estão sendo desenvolvidas e compartilhar experiências com professores locais e de outras regiões do Brasil.
“A partir de segunda-feira a gente espera todo mundo para uma programação muito rica e variada, com apresentação de trabalhos, palestras, oficinas e um sarau cultural que será transmitido pelo perfil @petuerr no Instagram”, completou.
Programação
Segunda-feira, 24, as atividades iniciam às 16h com a mesa redonda
“Ensino de Língua Portuguesa em formato virtual: experiências no mundo pós-pandemia” e conferência de abertura da III Semana de Letras, com a temática “A língua na internet: como a Linguística dialoga com o espaço digital?”. A expositora será a professora Luana de Conto, da Universidade Estadual do Paraná.
No segundo dia, 25, a partir das 17h, a programação segue com a oficina “Experiências e propostas de gêneros textuais no ensino de línguas na modalidade remota” e roda de conversa com foco na “Cultura popular: uma abordagem necessária ao ensino de Língua Portuguesa”.
Quarta-feira, 26, as atividades começam também às 17h, com a oficina “Experiências e propostas de gêneros textuais no ensino de línguas na modalidade remota”. Tem ainda uma conferência sobre “Línguas Crioulas no Norte do Amapá”.
Quinta, 27, das 17h às 20h30 será realizada a oficina “Experiências e propostas de gêneros textuais no ensino de línguas na modalidade remota”, e a roda de conversa “Caminhos e vivências no PIBID Letras”.
Sexta-feira, 28, último dia de evento os participantes assistirão à palestra “Português Sinalizado”, com início às 15h. Na sequência, participam da oficina “A leitura e a escrita: sugestão de atividades com o uso de rótulos e a integração com a tecnologia”.
Às 19h30, por meio do perfil @petuerr, no Instagram, será transmitido o sarau de encerramento, com lançamento de livros e participações culturais.