Cotidiano

Comerciantes avaliam duplicação do trecho urbano da BR-401

Setor espera que, com o término das obras no local, diminua o acúmulo de lama na região durante o período chuvoso

Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) iniciou, na semana passada, obras de adequação no perímetro urbano da BR-401, no trecho que consiste da praça Simon Bolívar até a Ponte dos Macuxi. Na avenida das Guianas, próximo à Rodoviária Internacional de Boa Vista, já é possível visualizar máquinas iniciando o processo de serviços de duplicação e urbanização no local.

Embora tenha causado pequenos transtornos na circulação de condutores, também em razão das obras que ocorrem simultaneamente na avenida Venezuela, os comerciantes e moradores do bairro e adjacentes avaliam a ação como uma mudança positiva. É o caso de Sirlândia Fros, de 26 anos, atendente de uma drogaria localizada na avenida das Guianas.

Sirlândia informou que desde o início das obras não houve queda no fluxo de clientes do estabelecimento. “Até o momento, está normal, e acredito que só vai melhorar, principalmente por conta das chuvas que vão começar. Aqui fica muita lama”, pontuou.

Já para Odair José Cruz, de 30 anos, servidor de uma loja especializada em utensílios domésticos também localizada na região, o estabelecimento atendeu um número menor de consumidores nesses últimos dias e também sofre com pequenos problemas em razão do movimento das máquinas.

“No início é negativo por causa dos transtornos iniciais da obra, a poeira, por exemplo, o lugar que o cliente não tem para estacionar. Acaba causando um transtorno inicial durante todo esse processo, que deve durar um pouco ainda, pelo menos até a fase de pavimentação, acredito”, relatou Odair.

No entanto, o servidor acredita que mesmo causando transtornos, as obras são bem-vindas, em especial, aquelas direcionadas para a melhoria da população. “Com certeza tem um impacto positivo.

Vai ajudar os comerciantes, melhorando o visual do estabelecimento e também para os clientes, que vão ter um lugar melhor para estacionar, além de encerrar a buraqueira que tinha na rua e a lama. O carro dividia espaço com ciclista, com pedestre. Acredito que com a adaptação vai ajudar bastante a vida dos comerciantes como a dos moradores aqui do bairro”.

TRÂNSITO – Quanto às mudanças na circulação de veículos na região, o consumidor Jefferson Carlos de Oliveira, de 68 anos, acredita que em breve os condutores vão aprender caminhos alternativos para suas rotinas, o que deve melhorar os pequenos congestionamentos e o acúmulo de carros e motocicletas.

“Ficou um pouco complicado porque toda vez que você muda alguma coisa, seja uma, duas, ou três ruas, o trânsito se complica nos primeiros dias, porque quem está dirigindo no dia a dia, normalmente não está adaptado com aquelas mudanças. Até que ele se adapte à mudança, o condutor anda muito, gasta muita gasolina, até encontrar uma saída, mas isso é normal”, avaliou.

“Na pequena experiência que eu tenho, morando há 14 anos em Boa Vista, isso aqui é um sinônimo de progresso. Se no momento a venda do comerciante caiu, é só ter um pouquinho de paciência que a venda dele vai multiplicar com o término das obras”, afirmou Jefferson Carlos.

ETAPAS – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que levou em consideração a organização do trânsito no momento do planejamento da obra de duplicação e urbanização do trecho urbano da BR-401.

Segundo a Prefeitura, a obra será realizada por etapas, de quarteirão por quarteirão, e à medida que um trecho for finalizado, ele logo será liberado. O objetivo é “causar o mínimo de mudanças possíveis na rotina dos moradores, comerciantes e motoristas”, diz trecho da nota.

No primeiro momento, serão realizados os serviços nas vias laterais, permanecendo as vias centrais livres. Em seguida, a Prefeitura trabalhará nas vias centrais, deixando as laterais livres para tráfego de veículos. A Prefeitura informou ainda que, quando necessário, serão criadas rotas alternativas e que agentes de trânsito estarão orientando o deslocamento. (P.C)