Os comerciantes, que trabalham com a venda de flores artificiais e outros objetos já estão se preparando para o Dia dos Finados, celebrado na próxima quarta-feira, 2. A expectativa deste ano é o aumento das vendas, tendo em vista a diminuição dos casos de Covid-19 e visitação dos familiares aos túmulos dos entes queridos.
Entre os vendedores que já estão em frente ao Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, está Elzanildes Alves dos Reis, de 73 anos, que há mais de 50 anos trabalha no ramo. Ela aproveita a época para garantir uma renda extra, que além das flores vende água e velas, no dia das visitas. “Eu espero vender todos os produtos que trouxe, pois, vivo da venda de flores e outros produtos ao longo do ano. O Dia dos Finados é uma oportunidade para eu aumentar as minhas vendas”, explicou.
A maioria dos artigos são feitos a mão. Ela vende uma variedade de vasos de flores, coroas, entre outros artigos para enfeitar e homenagear os finados. Os valores variam de R$ 15 a R$ 100. “Tenho diversas opções de produtos e valores, que vão de acordo com o gosto do cliente”, destacou.
Para o Dia 02 de Novembro, Elzanildes começa a confeccionar os produtos desde o mês de agosto. A artesã está vendendo as flores na frente ao cemitério desde o dia 18 de outubro e pretende ficar até o dia 03 de novembro, tendo em vista os visitantes que deixam para comparecer ao local no dia posterior.
“Sempre tem as pessoas que preferem visitar os túmulos no dia seguinte, então estarei por aqui vendendo os meus produtos”, disse.
Outro ramo que também cresce nesse período é dos lavadores de túmulos, como é o caso de Noêmia Martins, de 73 anos, que é aposentada, mas trabalha a 10 anos prestando esse serviço para garantir uma renda extra.
Além da lavagem, ela realiza a pintura, manutenção dos túmulos, entre outros serviços. “Nesse período consigo ganhar um dinheiro extra fazendo esse serviço, que faço há muitos anos. Além disso, tem alguns túmulos que faço a manutenção ao longo do ano”, disse.
FAMÍLIAS VÃO AO CEMITÉRIO COM ANTECEDÊNCIA
Quem aproveitou para realizar a manutenção, com antecedência, do túmulo da mãe foi à dona de casa Jucileide Campos Cavalcante, de 58 anos. Segundo ela, todos os anos ela vai ao local deixar tudo organizado para o dia 2 de Novembro.
“Essa é uma forma de homenagear os nossos entes queridos e demostrar amor por eles. Desde que a minha mãe faleceu, eu venho aqui para limpar, fazer a manutenção do túmulo dela para que os nossos familiares e amigos encontrem um ambiente limpo para fazer as orações e prestarem a sua homenagem também”, disse.
PROGRAMAÇÃO
Os familiares que desejarem realizar a limpeza ou manutenção dos túmulos dos entes queridos poderão fazer o serviço até o próximo domingo, 30.
De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Boa Vista, a equipe de servidores está preparada para atender as famílias.
“Para localização de túmulos o prazo foi até ontem, 27. O objetivo é possibilitar que a administração tenha tempo para realizar a limpeza geral de possíveis resquícios de sujeiras deixados que possam causar transtornos a visitação”, disse trecho da nota.
No dia 2 de novembro, o Cemitério Municipal abrirá os portões às 5h30 da manhã, e se estenderá até às 22h.
Além das visitações, no dia terá a programação das missas que ocorrerão em quatro momentos:
*Às 6h da manhã celebrada pelo Padre Lúcio;
*Às 7h celebrada pelo Padre Revislande;
*Às 9h celebrada pelo Padre Revislande;
*Às 17h celebrada pelo Padre Josimar;