Cotidiano

Comércio abre até de madrugada na disputa pela clientela, no Natal

De olho nos que deixam tudo para a última hora, comércio amplia horário de atendimento e há shopping indo até a madrugada

Muitos consumidores deixam para comprar os presentes de Natal na última hora. O motivo para o atraso nas compras é variado e vai desde a falta de dinheiro nos dias anteriores até a falta de tempo. O resultado disso são lojas lotadas e filas enormes a cada fim de ano.

Para atender toda essa demanda, o comércio amplia o horário de atendimento nos dias 23 e 24, quando a maioria das lojas dos centros comerciais mantém as portas abertas até as 22 horas. Há pouco mais de um ano instalados em Boa Vista, os dois shoppings mudaram os hábitos de consumo da população. Com as lojas abertas até as 22 horas, esses estabelecimentos também vão ampliar o horário.

Para atender a demanda do fim de ano, o Pátio Roraima Shopping, na zona Oeste, funcionará até 1 hora da manhã nesta quarta-feira, dia 23. O estabelecimento já vem funcionando em um horário ampliado nos fins de semana deste mês, permanecendo com as portas abertas até as 23 horas. No dia 24 as lojas ficarão abertas até as 20 horas e, no dia 25, apenas o cinema a partir das 15 horas.

Hoje, o Roraima Garden shopping, na zona Leste, permanecerá com as portas abertas até as 23h. Na véspera de Natal, dia 24, o estabelecimento deve fechar as portas às 20 horas.

CENTROS COMERCIAIS – O presidente da Associação Comercial de Roraima (Acirr), Joaquim Gonçalves, informou que a ampliação no horário de atendimento depende de cada empresa. “Nós não estipulamos um horário para o encerramento nas atividades. A única coisa que eles devem cumprir é com as horas extras que devem pagar aos seus funcionários”, explicou.

A gerente de uma loja de roupas no Centro de Boa Vista, Luiza de Sousa, afirmou que nos dias 23 e 24 o estabelecimento manterá as portas abertas até as 21 horas. “Nesses dias, o movimento realmente aumenta. Mas aqui, no Centro, não passa das 21 horas, pois as pessoas geralmente procuram as lojas da Avenida Ataíde Teive, na zona Oeste”, afirmou.

O gerente de uma loja de artigos para presente no bairro Liberdade, na zona Oeste, Adailton Andrade, disse que permanecerá com o estabelecimento aberto até as 23 horas. “No ano passado vendemos bastante e ficamos com as portas abertas até meia-noite. Esse ano, as pessoas estão economizando devido à crise, mas esperamos que isso não atrapalhe as vendas”, observou.

A funcionária pública Eliane Almeida antecipou as compras. “Não gosto de comprar com tanta antecedência, mas quero evitar o corre-corre, pois este ano irei receber familiares de outros estados em casa e quero estar com tudo preparado o quanto antes”, disse.

O auxiliar administrativo Kennedy Santos ainda não comprou os presentes de Natal, pois ainda não recebeu o 13º salário. “Acredito que amanhã [hoje] eu receba. O jeito vai ser enfrentar as lojas lotadas e as longas filas, mas já estou acostumado”, frisou.