Os semáforos de Boa Vista têm se transformado em verdadeiros centros de venda informal de produtos alimentícios. Por conta disso, a Vigilância Sanitária de Boa Vista anunciou que, a partir desta quinta-feira, 24, iniciará uma fiscalização de produtos que são comercializados em dezenas de pontos da Capital.
A medida visa coibir a venda de alimentos que estão fora dos padrões de consumo determinados pela Vigilância e, principalmente evitar riscos à saúde da população. A ação foi motivada por uma série de denúncias de pessoas que após consumirem produtos comercializados em semáforos teriam passado mal.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Fabrício Medeiros, o acompanhamento é uma das exigências para proteger a saúde da população. “Vamos iniciar um trabalho de abordagem e identificação desses ambulantes irregulares e produtos que estão sendo comercializados. A nossa ideia é verificar se esses produtos seguem as diretrizes de segurança alimentar, como armazenamento adequado, exposição sanitária e manipulação, além de uma série de características que estão envolvidas nessa situação”, disse.
Conforme ele, o objetivo será coibir os produtos que sejam comercializados de maneira clandestina e irregular. “Não queremos acabar com o desenvolvimento econômico, mas sim proteger a saúde das pessoas e garantir que esses produtos sejam comercializados de maneira segura”, ressaltou.
O diretor explicou que um mapeamento identificou dezenas de pontos de semáforos em Boa Vista. “O que ocorre é que como são dezenas e dezenas de semáforos, alguns foram identificados tanto por nossa fiscalização sanitária como por denúncias. Juntamos todo o material e tivemos uma reunião estratégica de todos os departamentos da vigilância, e criamos um planejamento mapeando todas as áreas de semáforo onde estão ocorrendo essas vendas”, informou.
Conforme Medeiros, a fiscalização será iniciada no semáforo da Avenida São Sebastião, no bairro Tancredo Neves, zona Oeste, e seguirá em áreas centrais da cidade. “Temos identificado que tem havido esses postos de comercialização irregulares. Mapeamos e dividimos essas equipes que estão autorizadas para fazer abordagem, identificação e notificação de todos os casos irregulares”, explicou.
Os principais alimentos que serão alvos da fiscalização são frutas, como morango; bebidas, como sucos e águas; e alimentos, como tapioca e bolos. “São produtos que foram objetos das denúncias e a vigilância fará essa abordagem. A vigilância começará fazendo trabalho de conscientização. Nossa ideia é promover o comércio dentro da segurança sanitária”, frisou.
O diretor informou que, havendo desinteresse por parte dos ambulantes na regularização, os mesmos devem ter os produtos apreendidos e autuados. “Vai haver multa a partir de R$ 2 mil por infração às normas sanitárias”, informou.
DENÚNCIA – A fiscalização seguirá por toda a semana que vem com o intuito de realizar o máximo possível as abordagens em todos os semáforos de Boa Vista. A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que denúncias podem ser feitas por meio da Central de Atendimento 156, que encaminha as demandas aos órgãos responsáveis. (L.G.C)