As festas do feriado de Carnaval em 2021 foram canceladas em Boa Vista, segundo decisão do prefeito Arthur Henrique (MDB), no dia 22 do mês de janeiro.
Entretanto, segundo o Diário Oficial do Município, os pontos facultativos relacionados ao Carnaval (compreendidos entre os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, até às 14h) serão mantidos.
Mesmo diante da decisão, a população tem se questionado sobre o funcionamento do comércio nessas datas.
Em nota, lançada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio/RR), nesta terça-feira, 09. A instituição afirma que, no período em questão, as atividades do comércio continuarão normalmente, sem interrupção.
“A data é tida como ponto facultativo nacional e não feriado oficial. O Carnaval, que é comemorado nos quatro dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas (início da Quaresma), não está previsto no rol de feriados da Convenção Coletiva de Trabalho CCT 2020/2022 (Cláusula Trigésima, § 1º, inciso I)”, diz trecho da nota.
Em outro trecho da nota, a Fecomércio/RR esclarece que os dias reservados aos festejos do carnaval não são considerados feriados.
“Nada contra a tradição ter criado essa cultura, inclusive como marco religioso antecedente à Quaresma, mas a Lei Federal nº 9.093/95 estabelece que serão feriados somente aqueles declarados em lei federal, estadual ou municipal. Em Roraima não existe nenhuma legislação nesse sentido”, declara em nota.
A Instituição ainda recomenda que mesmo com as atividades do comércio nos dias de Carnaval e Quarta-Feira de Cinzas, a população deve continuar evitando a disseminação do coronavírus cumprindo o distanciamento social e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.
A Prefeitura também pede que blocos independentes não façam festas evitando aglomerações e o aumento dos casos de coronavírus na Capital.