Cotidiano

Comércio registra aumento nas vendas do Dia dos Namorados

O período comemorativo e o aumento das vendas em Roraima,  tendem também a registrar uma melhora na geração de empregos

Neste  dia dos namorados, o volume de vendas no comércio em Roraima deve registrar o maior valor da série histórica, movimentando cerca de R$3,3 milhões no varejo, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

O assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez afirma que o comércio roraimense está mais aquecido que a média nacional e que a data sazonal vai ser a primeira com o crescimento real nas vendas. “Descontado a média de aumento de preços dos produtos mais consumidos, no acumulado dos últimos 12 meses, haverá uma elevação de 2,1% no total das vendas em 2022, sendo a primeira estimativa de crescimento real para as vendas de uma data comemorativa no Estado este ano”, explicou. 

Com os dados disponibilizados, sobe também a expectativa dos comerciantes, que apostam numa melhora em relação ao mesmo período do ano passado. 

“A gente está bem otimista com as vendas. Dizem que os homens vão enfiar a mão no bolso e pela primeira vez vão gastar mais que as mulheres, né?”, disse Maciel Lima, gerente de uma loja do Centro da Cidade, revelando que percebeu um aumento na procura de presentes por homens. 

Ainda de acordo com ele, os produtos que mais têm saído são peças de vestuário, como camisas, bermudas e vestidos. 

A Fecomércio explica que o segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá movimentar 42% das vendas, sendo o carro-chefe das vendas neste período. E que de forma semelhante, as utilidades domésticas e eletroeletrônicos devem responder por uma fatia relevante das vendas totais de 38%. 

Por outro lado, as vendas de itens de farmácias, perfumarias e cosméticos tendem a avançar 7,4%, mas devem responder por pouco mais de 7% de toda a movimentação financeira esperada.

O período comemorativo e o aumento das vendas em Roraima,  tendem também a registrar uma melhora na geração de empregos, reduzindo a taxa de desemprego, informou a instituição, lembrando que a pesquisa refere-se apenas às vendas do comércio varejista, não sendo computado o faturamento de outros serviços que também aumentam no dia dos namorados, como os segmentos de bares, restaurantes e floriculturas.