Cotidiano

Comércio se prepara para o Dia das Mães

Lojas oferecem diversas opções de presentes e uma delas é o telefone celular, um dos itens mais vendidos

No domingo será comemorado o Dia das Mães. O mercado local tem opções variadas de presentes. As opções mais tradicionais estão relacionadas a produtos da moda e vestimenta, seguidos de eletrodomésticos e artigos para casa.  Outra opção são telefones celulares e produtos tecnológicos. A data é considerada pelo mercado como a segunda mais importante em vendas depois do Natal.
O gerente de loja de roupas Leonardo Rodrigues explicou que as vendas de peças de roupas e calçados registraram alta no período. “Bolsas são os produtos que mais vendemos. Cerca de 20% são de material de cama, mesa e banho. Pelo que observamos, sempre existem mães que gostam de receber estes itens como presentes”, disse.
O comércio boa-vistense passa por um período de hibernação antes do Dia das Mães. A vendedora Geane Abreu afirmou que de janeiro até abril, o movimento é tranquilo no setor de revenda têxtil. “Agora começa a dar uma levantada! Roupa ainda é a opção mais básica. Sempre! A prova é que vendemos blusas, batas, vestidos e calças jeans”, disse.
Ainda assim, é notável que os consumidores tentem ser mais dinâmicos na hora de escolher presentes. Apesar do aperto econômico no período, existem filhos ou mesmo maridos que inovam ao escolher uma lembrança para as mães. A bacharel em Direito Marília Pedrosa disse que tenta fugir da mesmice. “Acho que minha mãe merece algo diferente. Meus irmãos sempre dão alguma coisa para a casa, mas este ano reunimos um pouco mais e decidimos presenteá-la com um celular”, afirmou.
O vendedor de loja de telefonia, Jefferson Magalhães, confirma: “Tem saído muito aparelho em promoção”, disse. Além de existir uma gama enorme de variedades, o período coincide justamente com a chegada de novos lançamentos no mercado. “É uma época em que se vende muito. Depende do gosto das mães, mas elas estão mais atentas. Muitas buscam aparelhos que possuam algum diferencial. O mais clássico deles é a fotografia”, complementou.
As lojas de eletrodomésticos são as velhas protagonistas nas vendas nesta data. O vendedor Fabiano da Silva Maciel afirmou que o movimento no setor ainda está normal. “Mas já temos nos adiantado com as promoções”, destacou.
As opções de compra, contudo, não mudam muito. Valores altos, divididos em prestações a perder de vista, assim como o crediário, estão sempre em voga. “Sempre existem facilidades. Hoje em dia, a mãe pode ter qualquer perfil”, disse Maciel. Celulares, computadores e televisões estão entre os itens mais comprados na loja. “Lavadora e fogão se compram em qualquer época por qualquer membro de família”. (JPP)