Cotidiano

Comissão da OAB recebe denúncia contra Anchieta Júnior e Almir Sá

A primeira denúncia protocolada na recém-criada Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral aponta que os candidatos estariam se favorecendo da estrutura do Senar

Um aluno do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) denunciou à Comissão Especial de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Roraima) que dois candidatos estariam usando a estrutura do Senar-RR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Roraima) para a captação ilícita de votos. Esta foi a primeira denúncia que a comissão recebeu de um possível crime eleitoral.
Além de denunciar verbalmente, o aluno entregou à comissão um vídeo materializando a denúncia, em que aparece, segundo o presidente da comissão, Ednaldo Nascimento, uma pessoa pedindo o apoio aos candidatos que estavam na reunião registrada no vídeo.
O material colhido será encaminhado à Procuradoria da República no Estado de Roraima. “Compete à Procuradoria tomar providências, no sentido de apurar os fatos e entrar com as ações pertinentes, no âmbito da Justiça Eleitoral”, disse o presidente.
Segundo o denunciante, o recebimento da bolsa do Pronatec teria sido usado como artifício, para que os alunos assistissem a uma “palestra” com os candidatos José de Anchieta Junior (PSDB), que postula vaga ao Senado, e Almir Sá (PSDC), que concorre ao cargo eletivo de deputado federal.
Ele relatou, segundo o presidente da comissão, que inicialmente foram informados que teriam que abrir uma conta corrente para o recebimento da bolsa. Posteriormente, no dia 06 de setembro, os alunos teriam recebido a informação de que o pagamento seria feito diretamente na sede do Senar. “Eles transportaram o pessoal da comunidade em um ônibus”, relatou o aluno na denúncia protocolada na OAB.
No caminho, relatou ele, o veículo teria parado na antiga garagem de uma empresa, ocasião em que teriam sido avisados que o pagamento seria feito após a palestra. Quando observaram que não se tratava de uma palestra, mas sim de uma reunião política, alguns alunos teriam resolvido questionar a situação, ocasião em que um coordenador do Senar teria resolvido pagar os alunos reclamantes. “Mas o restante dos alunos continuou na palestra e recebeu o dinheiro da bolsa somente no final do comício. O coordenador disse que quem estaria pagando o pessoal seria o presidente do Senar”, afirmou o aluno na denúncia protocolada na OAB.
SENAR – A assessoria de comunicação do Senar garantiu, por meio de nota, que a instituição é séria, idônea e trabalha com transparência. A nota informou ainda que a denúncia será levada ao conhecimento da presidência, assim como ao setor Jurídico da instituição, para que sejam apurados os fatos.
CANDIDATOS – A Folha entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do candidato ao Senado, José de Anchieta Júnior, mas não recebeu resposta até o fechamento desta matéria às 19 horas.
A Folha também foi informada que na noite desta sexta-feira, dia12, o candidato Almir Sá estava no interior em campanha política e, por isso, deveria se pronunciar sobre o assunto, neste sábado, dia 13.
DENÚNCIA – As denúncias relacionadas à corrupção eleitoral podem ser feitas diretamente na seda da OAB-RR, localizada na avenida Ville Roy, 4.284, no bairro Aparecida. Ou, ainda, por meio do número 9971-3634, celular que dispõem do aplicativo WhatsApp, canal de comunicação que permite envio de fotos, vídeos e textos. O nome do denunciante será mantido em sigilo.