Cotidiano

Comitê debate enfrentamento da COVID-19 em comunidades indígenas

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste, atende um total de 51.174 indígenas

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima, instalou um Comitê de Crise multidisciplinar para analisar a evolução da pandemia e traçar metas e ações para os setores do DSEI no enfrentamento de demandas ocasionadas pela COVID-19, O Comitê reúne-se diariamente para tratar de ações voltadas o melhor atendimento da população indígena.

Sala de Situação

Uma dessas ações já está em vigor, se trata do funcionamento de uma Sala de Situação, localizada na sede do DSEI Leste, na Av. Amazonas, 146 – Bairro dos Estados. Essa Sala terá funcionamento com a colaboração de profissionais da saúde habilitados do quadro do DSEI Leste, que serão divididos por regiões do estado, e ficarão responsáveis por atender as comunidades através de um serviço de tele atendimento, para as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e comunidade em geral que necessitam de orientações sobre o Coronavirus nas regiões através de ligações de telefone, (ligações de telefone), monitorando e orientando as comunidades de acordo com os casos suspeitos de cada região.

Plano de Contingenciamento

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste, elaborou um Plano de contingenciamento do COVID-19 que já está em ação. O DSEI coordena seus esforços com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAU), para aplicação nas comunidades indígenas.

O Plano é voltado para a equipe técnica de saúde, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas áreas indígenas com ações de prevenção e educação em saúde para as comunidades terem as informações corretas de como proceder diante da pandemia.

Acesso as comunidades

Em virtude da pandemia da COVID-19, em conformidade com a recomendação da FUNAI sobre o acesso as comunidades indígenas.

O DSEI Leste orientou a população indígena que permanecesse em suas comunidades no período de quarentena, afim de controlar a contaminação do vírus, uma vez que a estrutura de imunidade dos povos indígenas já possui histórico de ser considerada baixa nesses casos.

Porém, a decisão do bloqueio das entradas nas terras indígenas é uma medida tomada entre as comunidades, através de reuniões com suas lideranças e membros. O Distrito atua somente na educação em saúde, recomendando a melhor forma de se prevenir contra as possíveis contaminações diante da pandemia. 

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste, atende um total de 51.174 indígenas de 11 regiões que compõem o estado de Roraima, são elas: Ingarikó, Serras, Surumu, Baixo Contingo, Raposa, São Marcos, Amajari, Murupu, Tabaio, Serra da Lua, Wai Wai. Dentro dessas regiões estão localizadas 343 comunidades indígenas, dos 11 municípios do estado que são: Uiramutã, Pacaraima, Normandia, Amajari, Boa Vista, Alto Alegre Cantá, Bonfim, Caroebe, São Luiz do Anauá e São João da Baliza.