Manter um cabelo loiro não é fácil, e em uma cidade de temperaturas elevadas como Boa Vista, se torna mais difícil ainda. Para lidar com a exposição aos raios solares, suor e demais consequências do calor, se torna essencial tomar cuidados ainda maiores com um cabelo quimicamente tratado.
De acordo com Elis Sampaio, cabeleireira de um salão na zona Oeste de Boa Vista, o mais recomendável para as loiras é seguir um cronograma capilar, pois o sol afeta diretamente os fios expostos.
“Minha primeira dica para o loiro no sol é sempre que for tomar banho na piscina precisa ter cuidado, pois o cloro deixa o cabelo verde. O recomendável é utilizar fluidos de vinagre de maçã sem álcool antes de entrar, pois protege tanto dos raios solares quanto do cloro. Ele funciona como um protetor térmico e protetor solar, necessário também em rios e mares”, explica Elis.
Utilizar frutas e demais alimentos na hidratação do cabelo é saudável?
Elis Sampaio destacou que o que realmente salva um cabelo danificado é o uso correto de produtos químicos, e produtos naturais devem ser bem administrados para que possa se tirar o que realmente há de benefício ali.
“O vinagre de maçã sem álcool, faz uma reconstrução do fio capilar, mas fazer uma salada no cabelo, não pode. Algumas pessoas utilizam gema de ovo, maionese, babosa e fazem uma mistura para o cabelo e pensam que ficou bonito, mas na verdade é apenas o efeito da escova que sela a cutícula e funciona como uma “maquiagem para o cabelo”, disse.
Outra dica que a cabeleireira ressalta é que um cronograma capilar é essencial para a saúde dos fios. “A hidratação repõe toda água do cabelo, que é perdida até tomando banho, e o ideal é fazer pelo menos duas vezes para cabelos loiros. Se for viajar, é preciso levar a máscara de hidratação”, pontuou.
Além disso, ela explicou que o processo de cronograma capilar conta com mais duas etapas: Nutrição e Reconstrução, responsáveis por repor os nutrientes perdidos pelo cabelo por processos químicos como realinhamento e coloração, e que devem ser realizados a cada 15 dias.
Chiris Luque, cabeleireiro em São Paulo, destaca que o ideal é sempre usar produtos antioxidantes, como óleos e cremes, e com proteção UVB e UVA e explica que a radiação UVB é responsável pela perda de proteína capilar, e a radiação UVA é responsável pelas alterações de cor.
Ele completa que chapéus e bonés são grandes aliados, mas, mesmo usando esses acessórios, o ideal é usar produtos com proteção solar e manter o cabelo preso.