Na noite de ontem, 05, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), os candidatos Jeffefrson Fernandes e Américo Lyra, da Chapa 12, venceram a eleição para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da instituição.
Em entrevista coletiva concebida na manhã desta sexta-feira, 06, no auditório do Eco Hotel, a equipe eleita comentou sobre os planos para a unidade de ensino nos próximos quatro anos.
Segundo Fernandes, a gestão será pautada em três eixos que vão nortear todas as ações. O primeiro é o eixo da integração dentro da universidade, principalmente no quesito da integração dos três campis: Paricarana, Cauamé e Murupu.
O segundo ponto citado foi o eixo da humanização que tem como foco os alunos e servidores. Por fim, o eixo da gestão compartilhada, que prevê a participação de toda a comunidade acadêmica nas decisões da unidade, como protagonistas.
O vice-reitor eleito Américo Lyra agradeceu o apoio de toda a comunidade acadêmica. “Nossos servidores docentes, técnicos e alunos, agradeço a confiança que tiveram com essa chapa, com o desejo que se mostrou muito forte de mudança”, relatou.
O primeiro roraimense eleito como reitor da UFRR, Jefferson Fernandes, garante que a sensação é de dever cumprido. “Sempre estudei em escola pública, em uma família muito humilde. Tudo que foi investido em mim pela sociedade eu estou dando a minha retribuição neste momento. Eu me sinto muito privilegiado”, finalizou.
HISTÓRICO
jefferson Fernandes do Nascimento nasceu na antiga Vila do Surumu, que hoje fica na entrada da Terra Indígena Raposa Serra do Solo, e é professor do curso de Agronomia. Ele está há 23 anos na UFRR.
O vice-reitor eleito, Américo Alves de Lyra Júnior, é professor doutor do curso de Relações Internacionais e natural de Brasília.
Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 07.