A festa de Pentecostes, importante comemoração religiosa cristã católica referente à descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e que ocorre após 50 dias da festa da Páscoa, será celebrada no domingo, dia 9 de junho, no Parque Anauá. Esse ano o evento terá como tema ´Batizado no Espírito, buscamos novos caminhos para a igreja na Amazônia’, na ocasião também ocorrerá a exposição em comemoração aos 70 anos da Missão Consolata em Roraima.
De acordo com o Padre Paulo Mota, a festa, que é organizada pela Diocese de Roraima e aberta a toda comunidade, tem estimativa de receber cerca de 9 mil pessoas. A abertura será às 15h da tarde com animação de cantores religiosos locais da igreja e encerramento com missa regida pelo Bispo Dom Mário, prevista para as 17h30.
“Pedimos que a comunidade e população em geral, se possível, leve um quilo de alimento não perecível ou roupas e calçados para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social. Também pedimos que as pessoas levem uma vela para fazermos um ato de reflexão durante a oração”, disse Padre Paulo.
O Padre Carlos Dallospedade disse que a exposição da Missão Consolata contará com painéis de fotos de ações dos missionários atuantes desde 1948 em Roraima, e que permanecem até hoje no trabalho de evangelização em comunidades indígenas e ajuda à população carente.
“A missão é muito importante porque ajudarou a desenvolver os trabalhos da igreja católica no estado por meio do trabalho social. O principal foco são os indígenas, mas as ações também chegam a zonas carentes da cidade de Boa Vista, como o bairro Caranã”, explicou.
Ainda de acordo com Carlos, a festa é uma bonita expressão da unidade igreja e para os cristãos é uma data tão importante quanto a Páscoa e o Natal, por isso ressaltou o convite à população.
Pentecostes – O termo “Pentecostes” é originário do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”, em referência aos 50 dias que se sucedem depois da Páscoa. Na Bíblia, a comemoração do Pentecostes é citada pela primeira vez em Atos dos Apóstolos 2, episódio que narra o momento em que os apóstolos de Cristo receberam os dons do Espírito Santo, logo após a subida de Jesus aos céus.