Cotidiano

Comunidade comemora o Dia de Santa Clara

A festividade contará com a celebração de uma missa e haverá também a realização de um bingo, comidas típicas e diversão para as famílias

A Comunidade Católica Santa Clara, no bairro Cinturão Verde, localizado na rua Santa Clara, comemora neste sábado, 15, a partir das 19h, o Dia de Santa Clara de Assis.

O evento contará com a celebração de uma missa, em seguida, haverá a realização de um festejo oferecendo diversão para as famílias, além de um bingo com premiações diversas e a venda, em barracas, de comidas típicas.

Santa Clara de Assis

Nascida Chiara d’Offreducci, em Assis (ITA), no dia 16 de julho de 1193 e falecida em 11 de agosto de 1253, Santa Clara foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem das Clarissas.

Santa Clara destacou-se por sua caridade e respeito aos pequenos ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela tendência religiosa de segui-lo.

O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando sua fé. Conta-se que uma das irmãs de sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro.

Como não conseguiu quase nada, voltou e foi consolada por Santa Clara que lhe disse:

“Confia em Deus!”. Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.

Em outra ocasião, aquando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles.

Os agressores, tomados por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão.

Padroeira da Televisão

Diz a história, que Clara estava doente e não tinha como acompanhar as irmãs do convento na celebração da missa de Natal, e milagrosamente ela conseguiu ouvir de seu quarto tudo o que acontecia na Santa Missa, mesmo a uma distância que era impossível fazer com que o som chegasse até ela.

Mais fenomenal foi o fato de Santa Clara, além de ouvir, ver o próprio presépio do Senhor e assistir à Santa Missa meia-noite, que se seguiu após o canto dos salmos.

Por causa deste fato, o Papa Pio XII declarou Santa Clara padroeira da televisão em 1958.