Cotidiano

Comunidade Flexal celebra quase 30 anos de produção de feijão

A 27ª edição da Festa do Feijão Flexal ocorre no dia 7 de setembro e contará com degustação de comidas típicas, corridas de cavalo e concurso de beleza

Os produtores rurais da Comunidade do Flexal, localizada próximo ao município do Uiramutã, região nordeste do Estado, a cerca de 400 quilômetros de Boa Vista, promovem, nesta quarta-feira, 7 de setembro, a 27ª edição da Festa do Feijão Flexal. Promovida há quase 30 anos, a Festa do Feijão Flexal, que marca a colheita do produto, reúne cerca de 500 pessoas anualmente, informou um dos organizadores do festejo, o agricultor familiar Genésio Samuel de Sousa.

Conforme Genésio, a Festa do Feijão tem como um dos objetivos demonstrar a extensão da produção rural da comunidade na área indígena para a população, que pode participar do evento de forma gratuita. “Muita gente ainda diz que os indígenas estão com uma extensão de terra e que eles não usam. O festejo também é uma forma de mostrar a produção, que os indígenas continuam lá após a demarcação, produzem e comercializam o feijão no Estado, independente de apoio de governo ou não”, informou.

Segundo Genésio, o trabalho é feito de forma coletiva, envolvendo diversas famílias da comunidade com a produção de mais de 19 tipos diferentes do feijão tradicional de alta qualidade.

De acordo com o produtor, por conta das condições da terra, altitude e germinação, o produto foi considerado de alta qualidade, conforme análise realizada na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Roraima (Embrapa/RR). Atualmente, o produto feito pela Comunidade Flexal pode ser adquirido na sede da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur), localizada na avenida Princesa Isabel, no bairro Caimbé, ao preço de R$ 14.

Outra motivação do festejo também é atrair possíveis parcerias com órgãos municipais e estaduais para dar maior visibilidade ao produto da comunidade. “A gente nunca teve apoio de prefeito e vereadores, são muito pouco os que apoiam. Por conta disso, nós vamos convidar as instituições, os órgãos públicos, as universidades para participarem do evento e conhecerem a produção”, acrescentou o agricultor.

Além disso, outras atividades serão realizadas no festejo, como partidas de futebol e vôlei, torneios, corridas de cavalo, atrações musicais, degustação e comercialização de alimentos produzidos na região e um concurso de beleza que escolherá a Rainha do Feijão Flexal.

O dinheiro arrecadado no festejo também servirá para investir na produção rural, segundo a organização. “É um dia de festa. As pessoas podem participar das atividades, das brincadeiras, comerem os pratos típicos e os diferentes tipos de feijão produzidos e conhecerem um pouco da nossa comunidade”, explicou Genésio. (P.C)