Foram instaladas 18 placas de trânsito na estrada principal da comunidade Darora, região do baixo São Marcos, nessa quinta-feira, 6. A iniciativa surgiu por meio do projeto “Sinalização de trânsito em Minha Aldeia”, da Escola Municipal Vovó Tereza da Silva.
Servidores, alunos e os moradores comemoraram o benefício chegando à região, com o evento “Um dia de Trânsito”. Todos conheceram as novas placas, e aprenderam mais sobre o tema com as palestras de Educação para o Trânsito e dinâmicas ministradas pelos agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).
A idealizadora do projeto foi a professora Gilmara Pereira, que viu a necessidade da sinalização, devido ao intenso fluxo de veículos no local e casos de acidentes próximo à área escolar. Para ela, ver sua ideia se materializando é motivo de orgulho, tanto para a comunidade escolar como para os moradores em geral.
“Temos muitas crianças transitando na estrada e essa foi nossa preocupação quando implantamos o projeto, visando sempre a segurança das nossas crianças e conscientizando também a nossa comunidade. Agradeço muito ao nosso prefeito, porque eu coloquei o projeto nas mãos dele e ele prontamente atendeu. A comunidade fica grata com esse trabalho e que sirva de exemplo para as outras comunidades”, disse.
O aluno João Pedro Barbosa, 10 anos, está feliz com mais esta conquista para o seu povo. “Muito legal essa iniciativa da escola e da prefeitura. Muitas pessoas passavam rápido aqui na estrada e essas placas vão sinalizar melhor o trânsito. As palestras aqui dos agentes também foram boas, aprendemos muito”, disse.
Um grupo de agentes de trânsito foram até a comunidade levando conhecimentos e muitas brincadeiras para a criançada. “Viemos conversar com as crianças e os moradores sobre o trânsito e as sinalizações que agora foram instaladas na Darora, para que eles entendam um pouco dessas placas ao redor da comunidade. Explicamos sobre cada placa colocada e sobre os equipamentos de segurança”, disse a agente Celly Karolini.
Na comunidade vivem em torno de 67 famílias e cerca de 260 pessoas. O segundo tuxaua da comunidade, Lindomar Homero, agradeceu a sensibilidade da prefeitura em atender à solicitação do projeto. “Ficamos muito grato à prefeitura, que abraçou essa causa junto com a gente. Hoje foram instaladas as placas e teve as palestras que foram muito importantes. Toda equipe da Smtran veio pronta para atender a comunidade”, disse.