Cotidiano

Comunidade indígena do Barata recebe palestras sobre trânsito

Durante a atividade também serão promovidas atividades educativas sobre a legislação em vigor

Diante das ocorrências de acidentes de trânsito envolvendo a população indígena, o Departamento Estadual de Trânsito levará palestras educativas à comunidade do Barata, localizada no Taiano, município de Alto Alegre. A ação faz parte da campanha “Maio Amarelo” e acontece nesta sexta-feira, 15, em dois turnos, às 10h e às 15 horas.

É a primeira vez que uma palestra educativa trata exclusivamente sobre o Código de Trânsito Brasileiro e enfatiza aos jovens indígenas a gravidade de misturar álcool e direção.

“A intenção é também esclarecer dúvidas, proporcionar mais conhecimento aos indígenas sobre sinalização e regras do trânsito, evitando acidentes nas vias”, observou a diretora de Segurança do Detran, Angelice Janesco.

O presidente do Núcleo da Juventude Indígena de Alto Alegre, Ademar Cavalcante Filho, evidenciou a preocupação de todos no local.

“Tem crescido o número de ocorrências de acidentes com jovens sem habilitação, que fazem uso de álcool e conduzem motocicletas, por isso essa atividade é muito importante”, destacou, informando que a palestra do “Maio Amarelo” abrirá o “1° Encontro da Juventude Indígena de Alto Alegre”.

MAIO AMARELO

As ações do “Maio Amarelo” são inéditas no estado de Roraima e foram iniciadas em Boa Vista, no dia 2, em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, com uma simulação de acidente que chamou a atenção para a violência no trânsito.

Como é uma ação diferente de uma campanha ou um programa, cada entidade, empresa ou cidadão comum pode usar o laço amarelo em adesão, solidariedade e comprometimento pela atenção à vida no trânsito.

Fonte: Secom