A comunidade Nova Esperança vai realizar o segundo batizado indígena nos dias 18 e 19 de abril. As pessoas que irão participar da cerimônia passarão por mergulhos e banhos medicinais.
O evento é uma das atividades de turismo indígena desenvolvidas pela comunidade, que faz parte da Terra indígena São Marcos e está localizada no município de Pacaraima, região Norte de Roraima.
Para os indígenas, batizar-se significa fazer um reencontro com as origens, além de colocar os pés no chão, olhar as estrelas do céu, sentir o aroma da terra e a Cruviana durante a madrugada. As pessoas que irão receber um nome indígena Macuxi, Wapichana ou Taurepangue.
De acordo com Alfredo Silva Wapichana, coordenador geral do batizado tradicional indígena da Nova Esperança, o nome indígena é escolhido de forma prévia. “Esses nomes são escolhidos mediante uma entrevista que é feita com o participante. Cada pessoa recebe o nome que é definido por meio de histórico de vida e personalidade”, explicou.
A cerimônia é liberada para qualquer pessoa que tenha interesse em participar do ritual. O coordenador afirma que o critério é apenas ter respeito aos povos e a cultura indígena. “Por se tratar de uma atividade turística, é aberto para todos, seja de origem indígena ou não. O único critério é gostar da cultura e respeitar o nosso povo”, informou.
O prazo para manifestar interesse pelo batismo se encerra no dia 10 de abril. As pessoas interessadas em se batizar ou somente assistir a cerimônia podem entrar em contato com Alfredo Silva (95-99177-5488).
A programação oficial da cerimônia é composta por uma feira de artesanato indígena, sessão de pinturas corporais, refeições tradicionais, vivência cultural, atividades culturais, apresentações musicais. As pessoas que devem participar do evento irão ainda realizar uma visita à Trilha Ecológica do Coatá.
Regulamento
Entre os itens do regulamento está escrito que o “Batizado Tradicional Indígena (BTI) constitui um evento cultural, de natureza turística, que ocorre anualmente, organizado pela Comunidade Indígena da Nova Esperança, localizada na Terra Indígena de São Marcos”.
As vagas ofertadas são limitadas. “podem se candidatar as pessoas que admiram, respeitam e valorizam as culturas indígenas; as pessoas que promovem e apoiam a questão indígena nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, direito, política, literatura, artes plásticas, cinema, jornal, rádio e TV, fotografia, música e pesquisas acadêmicas”, diz o regulamento.
Podem se batizar crianças, adolescentes autorizados pelos pais e/ou responsáveis.
Programação do II Batizado Tradicional Indígena (BTI) – Comunidade Nova Esperança (Terra Indígena São Marcos)
1º dia – 18/4/2020 (sábado)
10h – Abertura oficial
12h – Almoço tradicional
14h30 – Preparação do Ritual de batizado
15h30 – Início do Ritual de batizado (balneário da Cruviana)
18h – Encerramento do Ritual de batizado
19h00: jantar tradicional
20h30 – Início das atividades culturais (danças indígenas e entregas dos certificados)
00h – Encerramento das atividades culturais
2º dia – 19/4/2020 (domingo)
8h – Café da manhã tradicional
9h30 – Preparação do Ritual de batizado
10h30: início do Ritual de batizado (balneário da Cruviana)
12h30 – Encerramento do Ritual de batizado
13h – Almoço tradicional
15h – Início das atividades culturais e entrega de certificados
18h – Encerramento do II Batizado Tradicional Indígena