Cotidiano

Comunidades indígenas receberão computadores e internet

O senador Telmário também recebeu a resposta de que Roraima será prioridade na execução do programa Amazônia Integrada Sustentável – PAIS, para o trecho Manaus-Boa Vista, obtendo internet de qualidade e de alta velocidade

Em uma audiência no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Economia, com o secretário executivo da pasta, Julio Semeghini Neto, o senador Telmário Mota (PROS-RR) recebeu a confirmação de que Roraima receberá de sete a nove escolas de “tecnologia da maloca”, cada uma delas equipadas com dez computadores e wifi de alta potência.

“Recebemos essa informação com muita alegria. A princípio, serão beneficiados os municípios de Alto Alegre, Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Normandia, Bonfim e Cantá, que enfim, poderão ter suas aldeias conectadas com o mundo”, comemorou o senador.

Na oportunidade, o senador Telmário também recebeu a informação de que Roraima será prioridade na execução do programa Amazônia Integrada Sustentável – PAIS, para o trecho Manaus – Boa Vista, que revolucionaria a comunicação, levando internet de qualidade e de alta velocidade para o estado.

“Já tínhamos solicitado, via ofício, ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que nos respondeu quase que imediatamente e encaminhando a solicitação aqui para o ministério, que tratará agora como prioridade a integração de Boa Vista nesse potente sistema de internet de banda larga, que o nosso estado aguarda há anos”, destacou Telmário.

O que é o PAIS

O PAIS visa implantar uma rota de comunicação na Amazônia Oriental, Ocidental e países vizinhos que compõem a Pan Amazônia, baseada numa infraestrutura de telecomunicações de cabo de fibra ótica lançada em ambiente subfluvial (Infovia). Essa rota será lastrada nos leitos dos rios amazônicos (Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco) num trecho inicial de 6.000 Km, interligando 52 municípios e atendendo a uma população de cerca de 3,8 milhões de habitantes.