O Instituto Federal de Educação Tecnológica de Roraima vai ofertar cursos de Formação Inicial Continuada e do Programa Mulheres Mil, para as comunidades localizadas na Terra Indígena Raposa/Serra do Sol.
A proposta é iniciar o segundo semestre deste ano com dois cursos oferecidos pelo Campus Amajari. Existe ainda a possibilidade de expandir para o Campus Boa Vista.
A decisão foi tomada durante reunião da comunidade escolar da comunidade indígena do Contão, município de Pacaraima, nessa sexta-feira, 1º. O evento teve a participação de 11 tuxauas dos municípios de Pacaraima, Uiramutã e Normandia, do reitor do IFRR, Ademar Araújo Filho e do diretor-geral do Campus Amajari, Sterfson Barros.
A intenção do encontro foi saber do IFRR quais cursos poderiam ser oferecidos aos indígenas. “A comunidade estava cobrando uma posição nossa. Nossos jovens precisam ocupar o tempo, pois estão aí sem fazer nada”, disse um dos tuxauas do Contão, Vitoriano Gustavo.
Depois da explanação de como funcionam e quais as diferenças entre os cursos nas modalidades presenciais, Formação Inicial Continuada, de Educação à Distância e do Pronatec, por meio do programa Mulheres Mil, o Campus Amajari fez a proposta de oferecer no segundo semestre, dois cursos de formação inicial, a escolher entre produção de ruminantes, piscicultura e cooperativismo.
O início estará condicionado à resposta em tempo hábil pelas lideranças indígenas ao Instituto. A fala dos gestores foi unânime quanto à necessidade de entender a demanda das comunidades para atender, dentro das possibilidades, o curso que melhor contribuiria com o desenvolvimento local.
Sobre a oferta de curso técnico, o reitor informou que nesse ano não haveria possibilidade. “Vamos firmar compromisso de iniciar com esses cursos de formação inicial, porque é o que podemos oferecer”, frisou.
Com informações do IFRR.