NA GUIANA

Conclusão da pavimentação Lethem-Linden deve ser tratada no Caricom

Desde 2017, o Brasil firmou um acordo de cooperação técnica com a Guiana para o projeto de engenharia desta estrada

Rodovia Lethem a Linden está sendo pavimentada por acordo do governo brasileiro e guianense - Foto: Governo da Guiana
Rodovia Lethem a Linden está sendo pavimentada por acordo do governo brasileiro e guianense - Foto: Governo da Guiana

A conclusão da pavimentação da estrada Lethem-Linden, na Guiana, deve ser tratada durante nesta quarta-feira (27), último dia da 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom). A estrada conecta Roraima ao Porto e Georgetown.

Desde 2017, o Brasil firmou um acordo de cooperação técnica com a Guiana para o projeto de engenharia desta estrada, considerada fundamental para o desenvolvimento econômico do Norte do Brasil e para a integração da América Latina. Em representação ao estado de Roraima, a deputada federal Helena Lima (MDB) e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte em Roraima (DNIT-RR), Igo Brasil, irão promover a proposta na conferência.

“Na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, tenho defendido incansavelmente essa iniciativa. Estou otimista quanto aos progressos a serem alcançados na reunião de hoje”, disse Helena.

Para a deputada, essa conexão entre Roraima e o porto de águas profundas impulsionará a economia local. “Isso permitiria que nossos produtos fossem diretamente para o Caribe e o mundo via Porto de Georgetown e Canal do Panamá, diminuindo os tempos e custos de transporte. Esse projeto beneficiaria não apenas a Região Norte, mas até do Centro-Oeste do país”, completou.

Deputada Helena Lima e o primeiro ministro da Guiana, Mark Phillips. (Foto: reprodução)