As provas do concurso público da Defensoria de Roraima (DPE-RR) nesse domingo (17) foram aplicadas para 1.909 candidatos. O certame recebeu 3.317 inscrições, no entanto, 42,45% não realizaram a prova, somente 57,55% dos inscritos compareceram.
De acordo com a banca organizadora, Fundação Carlos Chagas (FCC), 1408 candidatos faltaram. A prova objetiva foi a primeira fase de quatro etapas que o concurso possui. Nenhuma ocorrência que impedisse a realização do certame foi registrada nos 11 locais de prova.
Anderson de Oliveira, 31 anos, servidor do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, foi um dos candidatos de outros estados do país que viu no concurso uma oportunidade de conquistar o cargo de defensor público.
“Há um número bom de inscritos, pois as pessoas querem trabalhar na DPE-RR e eu vim para Roraima com ótimas expectativas. Hoje todos os concursos são concorridos, mas estou confiante que realizarei uma boa prova”, contou.
Certame
O edital do concurso da DPE-RR oferta 80 vagas em cadastro reserva para o cargo de defensor com salário inicial de R$ 28.724,44. Foram reservadas 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para sistema de cotas raciais, sendo 10% para as pessoas negras (pretas e pardas) e 10% para as indígenas, que facultativamente autodeclararam tal condição no momento da inscrição. O edital também concede 10% das vagas para pessoas com deficiência.
O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Os candidatos e candidatas serão avaliados por meio de prova escrita objetiva, prova escrita específica, prova oral e prova de títulos.