Etarismo é discriminação com as pessoas idosas, quem nunca ouviu a frase: ‘Você já passou da idade’ ou ‘Você está muito velho para isso”, achar que uma pessoa idosa não tem direito de vivenciar novas experiências ou viver a vida como quer é uma forma de preconceito.
Para combater esse tipo de atitude, o Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) irá realizar um concurso de redação para estudantes de todo o país sobre com o tema “Etarismo: Como mudar esse comportamento?”.
O objetivo de proporcionar aos jovens brasileiros uma compreensão maior sobre o processo de envelhecimento e uma reflexão sobre o futuro. O concurso irá premiar o estudante com um notebook e uma viagem, encedor e responsável ganharão passagem para a leitura da redação na abertura do XXIII Congresso Brasileira de Geriatria e Gerontologia (CBGG),em São Paulo.
Como participar?
O Concurso “Etarismo: Como mudar esse comportamento?” é direcionado a alunos matriculados nos 1º e 2º anos do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país. As inscrições são gratuitas e vão até 20 de setembro de 2022. Os interessados devem inscrever-se no site do CBGG. Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher a categoria “Concurso de Redação”. Cada trabalho deve ter apenas um autor.
Cada participante deve escrever uma redação inédita e original em Língua Portuguesa. O texto deverá conter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, sendo avaliado por uma comissão composta por especialistas em Gerontologia titulados pela SBGG, de todas as regiões do país.
Cotidiano
Concurso de redação irá premiar estudantes com notebook e viagem
Tema da redação será sobre o etarismo e o preconceito contra o envelhecimento