Encerram hoje (22) as inscrições para o 1º Desafio Artístico: As pinceladas de Van Gogh, que vai ocorrer na quadra do Centro de Atividades e Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação (Cadah/S), localizado na rua Prof. Agnelo Bittencourt, 768, no Centro de Boa Vista.
A competição ocorrerá no dia 3 de dezembro, das 8h às 12h, no Cadah/S. Para participar, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos interessados podem se inscrever até terça-feira, 22, no próprio Cadah/S. O Desafio faz parte do projeto Domínio Artístico, do centro, e vai explorar a vida e obra do pintor pós-impressionista neerlandês Vincent Willem Van Gogh.
Ainda hoje, terça-feira, às 17h, os participantes terão um encontro com a organização do evento para receber orientações sobre o desafio.
“Este evento foi organizado para proporcionar uma manhã artística, de conhecimento e criatividade, por entendermos que um desafio artístico estimula a imaginação dos participantes”, disse a orientadora do projeto, professora Jeane Chacon.
O primeiro colocado será premiado com um kit de pintura e medalha. O segundo e terceiro colocados receberão brindes. Todos vão receber certificados de participação, concorrer a um sorteio e vão compartilhar um lanche.
O EVENTO
Durante o desafio, serão colocados à prova com questões de raciocínio lógico; estudo orientado sobre a história de Van Gogh e releitura de uma das obras mais conhecidas do artista, intitulada “Girassóis”, de 1899.
Todas as atividades serão pontuadas para o somatório dos três colocados. Será entregue um e-book sobre o pintor para ser estudado para o primeiro momento da competição, a releitura também será explicada para que no dia do evento não haja dúvidas.
Quem visitar o local acompanhando os participantes pode interagir com apresentações musicais de alunos do Cadah/S e Juninho da Pegada, comprar um trabalho artístico dos alunos e assistir aos três momentos do desafio.
O CENTRO
O Cadah/S atende alunos com AEE (atendimento educacional especializado) com indicadores de superdotação ou altas habilidades. Esses indicadores, de acordo com o psicólogo educacional americano Joseph Renzulli, são: habilidades gerais e/ou específicas acima da média; elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados níveis de criatividade.
Atualmente o Cadah/s de Roraima atende a oito alunos com domínio psicomotor que trabalha os indicadores de altas habilidades, como é o caso dos enxadristas ou dos que se destacam em provas de raciocínio lógico. Ao todo são 77 alunos matriculados no centro.