Cotidiano

Condutores correm risco em ponte quebrada

Devido à falta de manutenção e ao peso de veículos que passam pela região, ponte de metal sobre o rio Cachorro está se partindo

Localizada na BR 432, uma ponte de ferro que dá acesso às vilas Central, Santa Rita, União e Félix Ponto, no Município do Cantá, Centro-Leste do Estado, se tornou um risco para quem passa pelo local. Devido ao peso dos caminhões e da falta de manutenção, uma haste lateral de aço se partiu, sobrecarregando o peso em um dos vãos, onde os parafusos das placas de metal se soltaram das vigas. As pontas destas placas estão levantadas, podendo estourar qualquer pneu de veículo que passe pelo local ou provocar quedas em motociclistas.
A ponte fica exatamente a 500 metros da Confiança III, a cerca de 58 km da sede do município. Pela ponte de ferro, que fica sobre o rio Cachorro, passam todos os tipos de veículos. Conforme o professor Emanuel Ferreira, que tem cunhada e sogra residindo na Confiança III, até agora nenhuma vistoria foi feita, visto que alguns trechos daquela localidade estão sendo asfaltados.
“Sempre ando por aquela região, uma média de duas vezes ao mês. A situação ficar pior na época de chuva, onde é impossível trafegar. Quanto mais tempo vai passando, mais aquela ponte vai se deteriorando e nada se vê para arrumá-la”, comentou o professor. Segundo ele, a situação já perdura por dois anos.
Ele alertou que, apesar das obras de pavimentação que estão sendo realizadas próximo ao local, nada é feito em relação à ponte. “Está para acontecer algo feio ali. Se alguém que não conhece e passar rápido, está arriscado a estourar os pneus, pois é ferro e pode cortar. Sem contar que um lado das cabeceiras se rompeu”, destacou.
Segundo, ele a ponte é um perigo até para quem passa a pé, pois é estreita demais e só passa uma pessoa de cada vez. “O pior que é em uma rodovia e quem passa por lá corre muito perigo. Falo isso com o intuito de alertar as pessoas que usam aquele trecho. Quem não conhece e até quem conhece deve ter atenção redobrada, pois se nada for feito ali ainda irá acontecer um acidente de grandes proporções, pois passam ônibus cheios de pessoas por lá sem ter noção do perigo que correm” disse.
OUTRO LADO – Devido ao feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), responsável pelas rodovias, não foi localizado. (JL)