Cotidiano

Conferência discute propostas de políticas públicas para Crianças e Adolescentes

Reunião conta com a participação de representantes de todos os municípios de Roraima e segue até está quinta-feira, dia 26

Teve início na noite de terça-feira, dia 24, no auditório do Corpo de Bombeiros, a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima.

O tema desta edição é “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. O evento conta com a participação de representantes de todos os municípios de Roraima e segue até está quinta-feira, dia 26.

A Conferência é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar). Serão eleitos 30 delegados para a Conferência Nacional, que será realizada em maio de 2016, sendo 10 adolescentes e 20 adultos.

Também serão formuladas 16 propostas que serão encaminhadas para a Nacional, dentro dos cinco eixos temáticos da Conferência: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; Controle social da efetivação dos direitos; e Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária estadual do Trabalho e Bem Estar Social, Emília Campos, do conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Jordelino Serafin, do presidente do Cedcar, Gilvan Costa, da delegada geral da Polícia Civil, Haydée Magalhães, e do adolescente Matheus Barbosa, representante de Roraima no G-38 no Conanda, entre outras autoridades.

Com informações da Secom