Cotidiano

Conferência Estadual da Juventude reuniu representantes de 11 municípios

Jovens discutiram propostas que serão apresentadas durante Conferência Nacional da Juventude, que será realizada este mês

Mais de 100 jovens de 11 municípios do Estado participaram da 3ª Conferência Estadual da Juventude, que ocorreu na quinta-feira passada, 30, no Ginásio Hélio Campos, numa parceria do Governo do Estado e representações juvenis. Para fazer uma análise do evento, o assessor da Pastoral da Juventude, Marlisson Ângelo, e a presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS), Tatiane Cassiano, estiveram presentes na manhã deste domingo, 1º, no programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020.

Sob o comando do radialista Marcelo Nunes, eles destacaram a importância da conferência deste ano, que, pela primeira vez, contou com a participação de várias entidades e não apenas da Pastoral da Juventude. “Isso é um fato inédito em Roraima. Tivemos unidas várias representações que almejam o mesmo objetivo: desenvolver políticas públicas que auxiliem os jovens. Com isso, podemos levar propostas reais para o governo e representantes da sociedade civil organizada que se empenharam em nos ajudar neste caminho”, frisou o assessor da Pastoral. Com o tema “Juventude Construindo Nova Sociedade”, Marlisson Ângelo ressaltou que foram debatidos, durante a Conferência Estadual, doze eixos temáticos, que auxiliam na formação de políticas públicas que beneficiem a juventude, por meio de um diálogo entre representações e o Governo do Estado. “Nossos jovens estão engajados num futuro. O que nós vimos nos mostrou que a juventude é o presente do nosso País. Seja qual bandeira ela levantar, é necessário haver esse diálogo tão importante para a nossa sociedade”, ressaltou.

Conforme eles explicaram, a etapa estadual é realizada no mês de outubro, quando se comemora o Dia Nacional da Juventude (DNJ), e acontece em decorrência das etapas municipais. “Durante o ano, nós realizamos as conferências municipais elegendo representantes que possam discutir, no mês de outubro, sobre os problemas de cada localidade numa visão de estado. Nesse momento, nós elegemos delegados, que vão nos representar e defender os interesses do Estado em âmbito nacional”, explicou Ângelo.

Para a presidente da UJS, o momento mostrou que a juventude local tem voz e pensamento sobre a sociedade. “Estamos desmitificando aquele pensamento de que o jovem só serve para ir a festas. Mostramos que temos ideias tão boas quanto os políticos adultos e que podemos fazer uma diferença na sociedade”, ressaltou.

Para o mês de novembro, as entidades acertaram, com o Governo do Estado, por meio da Setrabes, a realização do Fórum Estadual da Juventude, a ser realizado nos dias 18 e 19, ainda sem local definido. Além disso, também deve ocorrer este mês a etapa nacional da Conferência da Juventude.

“É preciso que as pessoas falem de política, falem de política para mudar essa realidade tão dura que vivemos no País hoje. Por isso é tão importante a realização de eventos como este. Eles conscientizam, motivam jovens que ainda têm todo um futuro pela frente e que podem transformar nossa realidade”, avaliou o assessor da Pastoral da Juventude. (J.L)