Se inicia nesta quarta-feira, 12, até a sexta-feira, 14, a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Roraima (Cesan), no auditório do Corpo de Bombeiros de Roraima. O evento é promovido pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Roraima (Consea-RR).
Conforme a conselheira do Consea, Socorro Pontes, a finalidade da conferência é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito à alimentação adequada e saudável.
Estarão presentes representantes de órgãos públicos, Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Roraima, entidades de classe, conselhos, entidades e organizações da sociedade civil, representantes de municípios e comunidades tradicionais de Roraima.
A presidente do Consea Nacional, Maria Emília Lisboa Pacheco, também confirmou presença no evento. Ela ministrará a primeira palestra: “Comida de verdade no campo e na cidade: Por direitos e soberania alimentar”.
Sobre esse tema, Socorro Pontes, do Consea Roraima, explicou que tem relação direta com o direito dos povos de decidir sobre o quê e como produzir os alimentos. “É a capacidade de obter, de ter alimentação saudável, de ser respeitada a cultura e a tradição. A comida de verdade tem relação com a cultura dos alimentos”, enfatizou.
PROGRAMAÇÃO
Além da abertura e a palestra da representante do Consea Nacional, no primeiro dia; o evento terá também, no dia 13, um momento cultural com o repente “Segurança Alimentar”, com a cantora Lídia Vasconcelos.
Nesta mesma data, haverá apresentação do Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar. Durante toda a conferência serão formados grupos de trabalho e realizadas discussões para escolhas estratégicas e alcances da política pública.
Confira a programação completa:
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
1º Dia – Quarta-feira
14h às 20h – Credenciamento
14h às 17h – Montagem de Painéis e Expositores
17h30 às 18h40 – Aprovação do Regimento Interno
19h – Momento Cultural “Coral Novo Cântico” – Maestro Adriano Marinho- Igreja Batista
19h20 – Boas Vindas – Vídeo da Conferência Nacional
19h25 – Composição da Mesa
19h30 – Execução do Hino Nacional e do Estado – Banda da Polícia Militar de Roraima
19h45 – Pronunciamento da Mesa
20h35 – Palestra “Comida de verdade no campo e na cidade: Por direitos e soberania alimentar” – Maria Emília – Presidente do Consea Nacional.
21h – Encerramento dos Trabalhos – Informes
21h10 – Fruit Break – Sucos e frutas
2º Dia – Quinta-feira
8h00 – Momento Cultural – Repente “Segurança Alimentar” – Lídia Vasconcelos (Voz e violão)
8h20 – Apresentação do Eixo 1- Comida de verdade? Avanços e obstáculos para conquista da alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar
8h20 – Depoimentos dos seguimentos (Eixo 1) – Povos indígenas, ribeirinhos/extrativistas e produtor rural
8h35 – Mesa – composição e pronunciamento (Consea/RR – Darlene Leitão, Caisan/RR – Emília Santos, Consea Nacional – Maria Emília Pacheco, Caisan Nacional – Juliane Perine, e Seapa – Hiperion Oliveira)
9h35 – Considerações – Plenária
10h00 – Fruit Break – sucos e frutas
10h15 – Trabalho em Grupo
Grupo de Trabalho – GT1 – O que a sociedade considera que seja comida de verdade no campo e na cidade?
Grupo de Trabalho – GT2 – Quais os principais fatores que facilitam a produção, disponibilidade e o acesso à comida de verdade em âmbito estadual?
Grupo de Trabalho – GT3 – Quais os principais desafios/obstáculos para a produção,disponibilidade e o acesso à comida de verdade em âmbito estadual?
12h00 – Almoço
13h45 – Vídeo Documentário “Josué de Castro”
14h10 – Apresentação dos Eixos 2 – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; 3 – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Mesa – Falas (Consea Roraima – Darlene Leitão, Caisan Roraima – Emília Santos, Caisan Nacional – Juliane Perine)
15h00 – Considerações – Plenária
15h10 – Trabalho em Grupo
Grupo de Trabalho – GT1 – Promoção e ampliação da participação e controle social na Politica de Segurança Alimentar e Nutricional em Roraima.
Grupo de Trabalho – GT2 – Desafios na elaboração e implementação do 1º Plano de Segurança Alimentar e Nutricional de Roraima.
Grupo de Trabalho – GT3 -Desafios e responsabilidades /compromissos na relação Estado Sociedade para avançar no aperfeiçoamento e consolidação do Sisan em Roraima.
16h40 – Fruit Break – sucos e frutas
16h55 – Finalização dos Trabalhos em Grupo
17h45 – Apresentação Cultural
18h00 – Encerramento dos Trabalhos – Informes aos (as) delegados (as).
18h15 – Atividades Integradoras
Exibição do Filme Muito Além do Peso ou alusivo ao Lema da IV Cesan
3º Dia – Sexta-feira
8h15 – Momento Cultural – Asuaer e Companhia Kayode (Espaço –(Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas de Roraima)
8h30 – SUB – PLENÁRIAS
Sub – Plenária – Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar.
Sub – Plenária -Eixos: II Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; III Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
10h25 – Fruit Break – sucos e frutas
10h40 – Finalização das Sub – Plenárias
12h00 – Almoço
14h00 – Momento Cultural – Dança Cigana (Comunidade Tradicional Cigana de Roraima)
14h30 – Plenária Final – Leitura e destaque da Carta da IV Cesan
16h15 – Fruit Break – sucos e frutas
16h30 – Aprovação da Carta Declaratória da IV Cesan
16h30 – Leitura e aprovação das Moções
17h45 – Eleição de Delegados (as) para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (de acordo com decreto de convocação da 4ª Cesan).
18h15 – Apresentação da Delegação de Roraima para 5ª CNSAN.
18h35 – Agradecimentos
18h45 – Encerramento