A Confer?ncia Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) passa em todo o Brasil, por um processo de avalia??o. Trata-se de uma constru??o coletiva com a participa??o de representantes da sociedade civil para avaliar os dez anos de CNIJMA.
Em Roraima, o processo de avaliação ocorrerá na manhã desta quinta-feira (30), na Divisão de Educação Ambiental (DIAB) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), das 9h às 10 horas. A DIAB está localizada na Rua Barão do Rio Branco, n° 146, Centro, próximo a Praça da Bandeira.
Segundo Tácio Raposo, chefe da DIAB, foram convidados para participar do processo, representantes da sociedade civil organizada, professores, técnicos e delegados que participaram da Conferência Nacional realizada no ano passado.
“Será um processo de avaliação livre na qual apontaremos os aspectos positivos e os aspectos negativos para melhoria da Conferência. A avaliação será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC)”, informou Tácio Raposo. enfatizando que o procedimento está ocorrendo em outros Estados do país.
Ele avaliou que o processo de realização de conferências é extremamente importância, pois é o momento crucial para o delineamento de novos projetos e novas políticas públicas voltadas para a área da Educação Ambiental. Ele lembrou algumas iniciativas e propostas que surgiram durante as conferências.
“Foi no processo de conferência que surgiram o estabelecimento e fortalecimento das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas), as Agendas 21 e também a Escola Sustentável. Ou seja, são nas conferências que surgem novas propostas, e novas políticas de Educação Ambiental e também propostas de financiamentos para o desenvolvimento do setor”, destacou Tácio.
CONFERÊNCIA
No ano passado, o Estado de Roraima esteve presente durante IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada em Brasília (DF), no período de 23 a 28 de novembro.
A Conferência, que teve como tema “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”, contou com 20 delegados de Roraima, estudantes de 19 escolas entre indígenas, do interior e Capital.
Os delegados foram escolhidos durante a Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento, realizado de 29 a 31 de outubro em Roraima, teve a participação de 66 alunos e 66 professores. Antes disso, os estudantes participaram também do processo das conferências escolares.
“As Conferências são importantes porque possibilitam aos estudantes, ou seja ao público infanto juvenil, a oportunidade de apresentar suas ideias, anseios e propostas. Por isso, temos a intenção de revalidar e fortalecer a Conferência como um importante instrumento de ação pedagógica e participação popular”, finalizou Tácio Raposo.
Fonte: Ascom-Seed
Cotidiano
Conferência Nacional pelo Meio Ambiente passa por processo de avaliação
Foram convidados representantes da sociedade civil organizada, professores, técnicos e delegados