Acontece na tarde deste sábado, 29, até o domingo, 30, no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR), localizado na Avenida Glaycon de Paiva, bairro Pricumã, a 3ª Conferência Municipal da Juventude em Boa Vista.
O evento, voltado para jovens, pesquisadores do tema, sociedade em geral e poder público tem como objetivo discutir políticas públicas para a juventude na Capital.
Conforme Thais Santos, membro da comissão municipal da juventude, onze temas que foram incluídos no Estatuto da Juventude serão discutidos durante o evento. “Nós estaremos com os grupos de trabalho discutindo a educação, o trabalho pra juventude, cultura, meio ambiente, questão da segurança pública e acesso à Justiça, as mídias, a questão da comunicação, entre outros”, relatou.
Participam do evento membros dos grupos do Movimento Estudantil, Movimento da Juventude do Terreiro, representantes do grupo de direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), Jovens Católicos da Pastoral da Juventude, do Hip Hop, a Central Única dos Trabalhadores (Cut) e outros.
A previsão é que com a conferência seja elaborado um relatório com as principais reivindicações dos grupos participantes em propostas e apresentado posteriormente ao poder público. “A gente constrói essas políticas públicas e depois nós nos organizamos pra poder cobrar essas políticas”, comentou Santos.
Uma das frentes do evento também será a cobrança da instalação de um Conselho Municipal da Juventude e um Conselho Estadual da Juventude, afirmou Thais.
PROGRAMAÇÃO
A conferência terá início no sábado, a partir das 13h, momento em que os participantes deverão realizar um cadastro. A entrada é gratuita. A previsão é que a reunião se estenda até a noite, aproximadamente às 19h. No domingo, os grupos de estudo se reunirão a partir das 08h, no mesmo local, onde debaterão os temas propostos, sem previsão de horário de término.
OUTROS MUNICÍPIOS
De acordo com Marlisson Ângelo, membro da comissão estadual, outros municípios do Estado também terão a sua própria programação. “Começou por Bonfim no dia 27 e agora nos dias 01 e 02 de setembro tem em Mucajaí, dia 03 em Alto Alegre, dia 04 no Cantá e em Normandia na semana que vem. Rorainópolis, Caracaraí e Iracema ainda estão sendo definidas as datas. Praticamente Roraima é um estado que vai realizar cem por cento as conferências”, frisou.