Cotidiano

Confiança dos empresários tem o melhor resultado desde 2014

 “Quando a confiança do empresário aumenta, os negócios e a economia melhoram. Este já é o segundo aumento seguido em Roraima, apresentando um crescimento de 3% em relação a janeiro de 2020, e de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Nós estamos vivendo o melhor resultado da confiança dos empresários desde dezembro de 2014”, destaca o Presidente do Sistema Fecomércio em Roraima e diretor da CNC, Ademir dos Santos.

O estudo feito pela Fecomércio-RR, com base nos dados do Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que em fevereiro, mês do Carnaval, o indicador atingiu valor de 136,8 pontos, melhor resultado desde dezembro de 2014.

Para o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima, Fábio Martinez, “a condição atual da economia, do setor do comércio e das empresas dos comerciantes, foram novamente o principal motivo para o crescimento apresentado. Em média, estes indicadores se elevaram em 8,9% na comparação com janeiro de 2020. Se a gente comparar com o mês de fevereiro de 2019, esse crescimento é ainda mais expressivo, aumentando 25,5%”, completa o economista.

O único índice a apresentar queda em fevereiro foi o de investimentos, com uma pequena retração de 0,5% em relação a janeiro de 2020, essa foi a quarta queda seguida neste índice, que inclusive está abaixo do resultado de fevereiro de 2019. Novamente, essa redução se deve a uma menor intenção por parte dos empresários do comércio de aumentar o seu quadro de funcionários.