Com a proximidade do Enem e de várias provas de vestibular, ficar apreensivo em relação à prova é normal, o que não pode é deixar que a ansiedade tome conta da sua rotina e atrapalhe seu rendimento, especialmente no dia da prova.
A professora do Centro Universitário IBMR Mariama Furtado, que é Psicóloga Clínica e Pós Doutora em Saúde Mental e Atenção Psicossocial listou dicas para evitar o nervosismo na hora das provas.
Prepare-se para o dia da prova – O organismo, quando está diante de uma situação ameaçadora ou de estresse, tende a tencionar e produzir defesas para proteção. E uma dessas defesas é tirar a atenção daquela situação, provocando um déficit dessa atenção o que pode gerar desatenção.
Engane seu cérebro – Na véspera da prova faça atividades que produzem relaxamento, conforto e prazer, produzindo uma sensação de que está tudo bem e de que o corpo não está sobre estresse ou ameaça para que ele não acabe ativando defesas que podem atrapalhar na prova como, por exemplo, o nervosismo.
Relaxe, mas não exagere – Quando falamos em fazer algo prazeroso, recomendamos atividades leves que descarreguem a energia de forma moderada como uma caminhada, cinema, conversar com amigos. Nada de alimentos pesados ou consumos de bebidas alcoólicas que podem prejudicar sua concentração no dia seguinte.
Não remoa o que passou – Não adianta e não é produtivo ficar pensando no que deveria ter estudado ou feito. Isso só aumenta o nervosismo. É preciso confiar naquilo que foi aprendido e ir para a prova com tranquilidade.
Vá para a prova sem cobranças – Em uma sociedade e cultura em que nos exige tanta perfeição, felicidade, ser bem-sucedido e vencedor, parece que hoje não há espaço para falhar, não dar conta, pra não conseguir passar de primeira e tudo bem. Então é importante não se cobrar tanto e reconhecer que não conseguir de primeira é uma possibilidade e que isso não tem problema. E quando a gente não se impõe tantas exigências, a possiblidade é de ficar mais tranquilo e, por tanto, conseguir se sair melhor na prova aumenta. Quando eu admito a possibilidade de falhar eu fico muito menos nervoso.
Chegar com antecedência no local da prova – Isso ajuda a não deixa o corpo estressado e se concentrar para esse momento que é importante.