A Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe) em Boa Vista continua. Para imunizar o público-alvo nesta primeira etapa, foi organizada uma logística diferenciada, com a finalidade de minimizar e evitar aglomerações nas unidades.
De acordo com a superintendente de Atenção Primária à Saúde, Cinthia Brasil, os atendimentos nas salas de vacina das unidades são diferenciados, devido à situação de carga horária de alguns servidores e ainda o afastamento de alguns por conta de doença ou outras situações.
“Considerando as demandas de vacinação neste período que coincide com a campanha de vacinação contra influenza e ainda as vacinas aplicadas na rotina das salas de vacinas, nós organizamos os horários de funcionamento das salas de vacina da capital da melhor forma possível para que a população possa se direcionar até as unidades nos horários específicos de cada sala”, explica.
Nesta primeira etapa, devem comparecer aos Postos de saúde (que não atendem casos exclusivos de Covid-19), as gestantes, puérperas e crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, na data estabelecida e de acordo com o seu mês de aniversário.
A relação das unidades que não atendem casos exclusivos de Covid-19, com endereços e horários foi divulgada e está nos canais de comunicação da prefeitura de Boa Vista e também no site.
Tempo de espera – A rotina da sala de vacina, aplicação dos imunobiológicos e registro dos dados nas atividades requer uma demanda de tempo maior pelo profissional que em outras atividades desenvolvidas em uma unidade básica de saúde.
As salas de vacina das unidades são abertas sempre meia hora antes de começar o atendimento e fecham meia hora antes de encarrar, pois é necessário que o profissional mantenha a ordem e limpeza da sala de vacina, além de manter também as condições ideias de conservação dos imunobiológicos, preparando e administrando segundo técnica especifica.