Cotidiano

Congresso debate Direitos Humanos e Direito Internacional para imigrantes

Diante do crescimento do número de imigrantes que buscam Roraima para fugir da crise econômica e social que assola países como a Venezuela, na fronteira Norte do Estado, e o Haiti, no Caribe, o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará de hoje, 7, até quinta-feira (10), o II Congresso Roraimense de Direitos Humanos e Direito Internacional.

Palestras e discussões acadêmicas serão realizadas para promover a temática no contexto de Roraima. As migrações e os direitos sociais dos imigrantes são o foco do evento. As palestras serão direcionadas para acadêmicos e comunidade em geral interessada em Direitos Humanos. Professores de Direito Internacional, conhecidos no Brasil e no Exterior, ministrarão as palestras.

Um deles é o professor associado da Faculdade de Direito da USP, Wagner Menezes, que é pós-doutorado pela Universidade de Pádova, na Itália. Ele ministrará hoje às 19h no Fórum Advogado Sobral Pinto, no Centro Cívico, a palestra de abertura com o tema “O Papel dos Tribunais Internacionais para Construção da Governança Global”. Os interessados poderão fazer o credenciamento a partir das 17h.

Problemas globais como ações terroristas, crime organizado transnacional e a atuação da jurisdição internacional de Direitos Humanos para democratização dos recursos naturais, econômicos, tecnológicos, energéticos, médico e sanitários também serão debatidos no II Congresso, que tem como tema “O Papel do Direito Internacional para a Construção da Democracia”.

A situação das pessoas que saem da Venezuela e vêm para Roraima em busca de uma vida melhor será discutida durante o congresso. “Está se identificando uma crise de refugiados e o poder público não tem muito claro o que fazer. Então essas palestras e os debates pretendem até orientar autoridades sobre como se poderia gerir essa crise migratória de acordo com os Direitos Humanos”, disse o coordenador do congresso e professor de Direito da UFRR, Fernando César Xavier.

Outra palestra será a da advogada venezuelana Carol Formaniak Perez, formada pela Universidad Santa Maria – Sede Oriente. O tema a ser debatido será “A situação dos direitos das crianças na Venezuela”. “Algumas pessoas estão fugindo da crise da Venezuela e chegam a Roraima em situação de mendicância, como é o caso de algumas que estão pedindo dinheiro nos semáforos de Boa Vista. Deve-se pensar em algum tipo de política para evitar que pessoas fiquem nessa situação”, frisou Fernando Xavier.

A última palestra do congresso, no dia 10, será ministrada pelo professor de Direito Internacional Privado e de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), André de Carvalho Ramos, que é Doutor e Livre-Docente em Direito Internacional pela mesma Faculdade e Procurador da República. O tema será “Diálogo das Cortes e os Desafios do Controle de Convencionalidade no Direito Internacional Público e no Direito Internacional Privado”.

Estas palestras acontecerão no Fórum Advogado Sobral Pinto. Outras palestras ocorrerão no Campus da UFRR. Mais informações sobre o evento poderão ser conferidas no site da Universidade Federal de Roraima.

PÓS-EVENTO – No dia 16 de novembro, às 15 horas, no Salão Nobre da Reitoria da UFRR, acontecerá a palestra Magna “Human Rights Beyond Borders” (Direitos Humanos para além das Fronteiras, em português), com o professor Ralph Wilde, da Faculdade de Direito da University College London (UCL), que é indicado pela International Law Association como uma das maiores autoridades mundiais em Direito Internacional dos Direitos Humanos. (A.D)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.