CONGRESSO DE JORNALISTAS

Congresso destaca importância dos direitos humanos e da democratização da comunicação na Amazônia

O evento foi realizado no Auditório Alexandre Borges (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O evento foi realizado no Auditório Alexandre Borges (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O II Congresso dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (CONJOP-RR) teve início na manhã de sexta-feira (13), no Auditório Jornalista Alexandre Borges da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Este ano, o evento tem como tema central “Democratização na comunicação e a defesa do diploma: o jornalismo e a pauta dos direitos humanos na Amazônia”. 

De acordo com Paulo Thadeu Franco das Neves, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper), o evento trata-se de uma reunião que aborda questões cruciais para a classe jornalística e a sociedade em geral. 

Paulo Thadeu Franco das Neves é presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Este ano, o congresso surge para discutir um pouco sobre a Amazônia e o nosso papel enquanto comunicadores, como jornalistas, dentro de uma perspectiva de direitos humanos, envolvendo não só os movimentos populares, mas o nosso papel enquanto agente transformador, comunicador e de trabalhar diretamente com a população. Então nós jornalistas e comunicadores temos um papel fundamental de dialogar com todos esses setores e não tem como nós deixarmos a pauta dos direitos humanos na Amazônia”, explicou. 

No evento, um dos assuntos mais aguardados será a “PEC do diploma e a valorização do jornalista”, com a participação do jornalista Wilson Reis, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, e da jornalista Adriana Cruz, vice-presidente da Fenaj Regional 01 (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima).

A universitária de jornalismo, Elane Oliveira, compartilhou sua perspectiva sobre o evento (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O professor Doutor Tarcisio Oliveira enfatizou a importância de debater o assunto:  “É maneira da gente rearticular discussões em torno do campo do jornalismo [..] Aqui a gente está falando sobre direitos humanos, estamos falando sobre a defesa do diploma. Precisamos desses espaços para poder fortalecer a nossa classe, inclusive para que futuramente nossos estudantes encontrem um ambiente mais acolhedor no mercado de trabalho”.

Além disso, Tarcísio participará como palestrante na mesa “Os desafios do curso de jornalismo na UFRR”, abordando a formação superior em jornalismo e a aproximação do curso com a comunidade, bem como os desafios e ações para melhorar a qualidade da formação.

Uma das participantes do congresso, a universitária de jornalismo, Elane Oliveira, compartilhou sua perspectiva sobre o evento: “Eu acredito que seja importante para desenvolver a questão dos meus próprios direitos, a questão de diploma, a questão da própria sindicalização, já que podemos ser sindicalizados a partir do sexto semestre. Ter consciência dos nossos próprios direitos e lutar por eles já é um grande impacto para nossa classe jornalística”. 

O presidente do Sinjoper, destaca o impacto positivo do evento: “Vai agregar na organização do sindicato, vai agregar no fortalecimento da categoria, vai agregar no chamamento de novos filiados que venham somar conosco. E essa parceria do sindicato jornalista com a academia, envolvendo os professores, envolvendo os alunos, do curso de comunicação é de fundamental importância.

Em adição ao congresso, uma oficina será realizada no sábado pela manhã, aberta ao público, abordando a precarização no trabalho dos comunicadores e jornalistas, bem como a discussão das leis trabalhistas, enfatizando a importância de conhecer e lutar pelos direitos trabalhistas. Confira abaixo a programação completa: 

13 de outubro de 2023 (sexta-feira):

  • 8h: Credenciamento/Café da manhã;
  • 8h30: Abertura;
  • 9h: Leitura e aprovação do regimento interno.
  • 9h30: Mesa 01: “Comunicação e democratização na Amazônia”, com o jornalista e historiador Fábio Almeida e o radialista José Eduardo Figueiredo, presidente do Sindicato dos Radialistas de Roraima. Mediadora: jornalista Fatinha Oliveira;
  • 10h10: Mesa 02: “Direitos humanos em pauta”, com a acadêmica em jornalismo e comunicadora popular Ana Lúcia Montel e a delegada-geral adjunta da Polícia Civil de Roraima, Darlinda de Moura Viana. Mediador: jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves;
  • 10h50: Mesa 03: “Os desafios do curso de jornalismo na UFRR”, com o professor doutor José Tarcísio da Silva Oliveira Filho (UFRR) e a acadêmica em jornalismo Elane Oliveira Silva, pres. do Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos/UFRR). Mediadora: jornalista Sônia Lúcia Nunes;
  • 11h30 Mesa 04: “Pesquisa e jornalismo”, com o professor doutor Maurício Zouein (UFRR) e professora doutora Vângela Maria Isidoro de Morais (UFRR). Mediadora: jornalista Marilena Barbosa de Freitas;
  • 12h10: Mesa 05: “Pec do diploma e a valorização do jornalista”, com o jornalista Wilson Reis, pres. do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas; e jornalista Adriana Maria Silva da Cruz, vice- presidente da Fenaj Regional 01 (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima). Mediadora: jornalista Cyneida Menezes Correia;
  • 12h50: Intervalo.
    14h30: Atividades voltadas para a realização de três assembleias gerais extraordinárias dos sindicalizados ao Sinjoper:
    A) Leitura e aprovação do novo estatuto do Sinjoper;
    B) Apresentação e aprovação da proposta referente à contribuição assistencial;
    C) Escolha dos delegados ao 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai);
  • 18h: Leitura da Carta “Jornalista Alexandre Borges”, alusiva aos debates e encaminhamentos dos jornalistas presentes no II Conjop/RR. Responsável: jornalista Érica Figueiredo;
  • 18h30: Coquetel de encerramento.

14 de outubro de 2023 (sábado):

  • 8h30: Oficina aberta “Trabalho, precarização e conflitos trabalhistas”, com o jornalista Wilson Reis, segundo tesoureiro da Fenaj e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas.