Cotidiano

Conheça a empresária que transformou uma kombi em uma fonte de renda

Com a venda de tapioca, cuscuz e lanches, Estevânia Paz tem conquistado seus clientes

A paixão pela culinária e uma kombi azul foi o ponto inicial para Estevânia Paz, de 40 anos, criar a Dona Goma, local onde é servido café da manhã e lanche da tarde.

A história começou quando a empreendedora veio para Boa Vista após ser demitida do emprego de administradora em Fortaleza. E com isso resolveu seguir seus sonhos em montar um café da manhã, e como sempre gostou de fazer tapioca e cuscuz não foi muito difícil conquistar os clientes.

“Eu morava com meus pais em Fortaleza e quando perdi o emprego fiquei pensando o que eu iria fazer, e vi aquele momento era a hora de empreender. Minha irmã Estefânia Paz, foi quem sugeriu o nome Dona Goma”, explicou Estevânia Paz.

Inicialmente a empreendedora não tinha a kombi e já havia feito planos de abrir algo inovador, mas nem tudo foi como o planejado.

“Eu vim pra cá determinada em abrir algo diferente ao ar livre, foi quando eu comprei a kombi aqui mesmo em Boa Vista e mandei fazer todo o equipamento e acabamento também aqui. A reforma era pra ter levado apenas oito meses, mas houve um atraso e levou um ano e cinco meses para ficar pronta. Enquanto a kombi não ficava pronta eu vendia tapioca e cuscuz pelas ruas da capital ou em confraternizações’, disse

Ela lembrou ainda que decidiu colocar a kombi na praça do bairro Dos Estados pois ela sempre via que aquele lugar mesmo na época sendo uma praça escura, com bancos quebrados e que ninguém olhava que era ali o lugar ideal.


O carro chefe do empreendimento são as tapiocas recheadas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Eu chegava na praça 6h20 da manhã, varria, recolhia as garrafas cervejas, ponta de cigarro. Mesmo com tudo quebrado, sem banco, eu via que ali era o lugar certo e que Deus estava preparando algo de bom para mim. No dia 9 de dezembro de 2019 foi meu primeiro dia trabalhando nessa praça, lembro ainda que eu estava tão nervosa, mas que tudo requer tempo e prática”, afirma Estevânia.

Com a reforma da praça do bairro dos Estados, inaugurada no dia 24 de abril deste ano, a praça ganhou um quiosque que será ocupada pela Dona Goma.

“Teve um dia um cliente chegou e me mostrou um documento e quando eu olhei e li era sobre a reforma da praça, eu comecei a chorar emocionada, e muito feliz, e assim ganhamos a reforma e um quiosque para a Dona Goma. Logo vamos nos mudar para o quiosque, e eu tenho planos em abrir uma filial para colocar a kombi que é a cara da Dona Goma, completou Estevânia Paz.

O espaço da Dona Goma fica localizado na praça do bairro dos Estados, e funciona das 7h ás 11h e dás 15h30 ás 18h30.

Confira como são feitas as delícias da Dona Goma: