Além tornar pública a luta dos servidores estaduais na busca pelo pagamento de salários atrasados, as manifestações em frente ao Palácio Senador Hélio Campos também serviu para apresentar a imprensa um ilustre mascote
Apelidado de “Movimento”, o cãozinho vila-lata apareceu à tenda como quem não quisesse nada, mas acabou ganhando o coração dos manifestantes com o passar dos pouco mais de 40 dias de mobilização.
“Além de ser o nosso segurança, o Movimento veio pra mostrar que o cão é o nosso melhor amigo do homem. Nós estamos aqui [no acampamento] brigando por uma causa e ele acabou se juntando a nós, e hoje ele é o nosso xodó”, destaca Flávia Aguiar, esposa de policial militar.
De acordo com Flávia, populares na região contaram que o cãozinho tinha um dono que teria falecido há algum tempo. Desde esse período, ele passou a ser visto no entorno do Centro da cidade, até se afeiçoar as esposas e servidores acampados na entrada da sede do Poder Executivo Estadual.
“Nós já adotamos o Movimento. Não teria como ser diferente. Uma das nossas colegas de movimento decidiu que vai levá-lo para casa assim que a greve for encerrada. Ele vai para um lar, com toda a dignidade que os animais merecem”, ressaltou.