Cotidiano

Conheça o perfil dos novos secretários do governo

Assumiram as pastas da Casa Civil, da Saúde, de Planejamento e Desenvolvimento, do Índio e Previdência Social

Novos secretários estaduais do primeiro escalão, titulares e adjuntos, tomaram posse na tarde desta sexta-feira, dia 05. O termo de posse dos gestores foi assinado pelo governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, sede oficial do Governo.

 Assumiram as pastas da Casa Civil, Sesau (Secretaria de Saúde), Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento), SEI (Secretaria do Índio) e Iper (Instituto de Previdência Social).

 CONHEÇA OS NOVOS MEMBROS

 

CASA CIVIL

 TITULAR – SOLDADO SAMPAIO

 Ex-Policial Militar, o deputado estadual Francisco dos Santos Sampaio foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo, com 4.678 votos. É casado, nascido em Pedreiras, no Maranhão, formado em Ciências Contábeis. Em 2018, foi escolhido como relator do Orçamento em meio à crise econômica instalada em Roraima.

 Como deputado, de 2015 a 2018, compôs as comissões de: Administração, Serviços Públicos e Previdência; de Defesa Social, Segurança Pública e Sistema Penitenciário; de Defesa dos Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa; de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle; e de Políticas Indigenistas.

 

ADJUNTO – ERNANI BATISTA DOS SANTOS JÚNIOR

 Natural do Rio de Janeiro, formado em Direito em 2005. Após a faculdade, fez extensão acadêmica na Escola Superior do Ministério Público do Rio de Janeiro (FEMPERJ); Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (FESUDEPERJ), tornando-se especialista em Direito Processual Civil, Direito Empresarial e Direito do Consumidor.

 Em Roraima, tornou-se mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e também atuou como professor universitário.

 Tomou posse no cargo de procurador do Estado de Roraima no ano de 2009. Desde então, já́ ocupou posições de chefia em todos os núcleos da Procuradoria, bem como foi o primeiro procurador-geral adjunto eleito pelo critério de lista tríplice constitucional.

 O desafio agora, na Casa Civil, é fortalecer a relação institucional com todos os poderes, sempre harmonizando ações políticas de governo aos parâmetros constitucionais de legalidade, eficiência, dentre outros.

 

SESAU

TITULAR – MARCELO LOPES

 Marcelo de Lima Lopes tem 43 anos, é natural de São Paulo. É formado em Análise de Sistemas, especializado em Automação de Ambiente Crítico. Reside em Roraima há 20 anos. Empresário na área de Consultoria em Gestão Pública, atuou na implantação e arrendamento de sistemas de otimização nas áreas de pessoal, contabilidade, finanças, orçamento, materiais, almoxarifado, patrimônio, ação social, treinamento e capacitações. Prestou serviços para os 15 municípios e para secretarias, autarquias, empresas públicas e nove Câmaras Municipais, incluindo Boa Vista.

 Atuou como secretário Municipal de Administração de Boa Vista; secretário Municipal de Planejamento de Boa Vista; como presidente do Pressen Boa Vista (regime previdenciário); secretário Municipal de Saúde de Boa Vista; superintendente Regional de Roraima da Funasa (Fundação Nacional de Saúde); diretor Interino Regional de Políticas de Saúde Indígena da Funasa; secretário Extraordinário de Relações Institucionais do Governo de Roraima; e superintendente Geral da Assembleia Legislativa de Roraima.

 SEPLAN

TITULAR – DIEGO ALVES PRANDINO

Secretário-Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Roraima desde o início da gestão do governador Antonio Denarium, Diego Alves Prandino tem 37 anos, é natural de Petrópolis – RJ, e compõe, desde 2014, o quadro de servidores do Senador Federal como Consultor de Orçamentos.

É especialista em Contabilidade Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2014) e em Finanças Públicas (Orçamento Público) pela Escola de Administração Fazendária – ESAF (2011). Bacharel em Direito pela Escola de Direito de Brasília (2017), em Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Cataria (2016) e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).

 Dentre ações que destacaram sua carreira pelo Senado, Diego atuou como perito no âmbito da Comissão Especial de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Também no Senado Federal atuou como Consultor Legislativo/ Assessor em Orçamentos.

Adjunto – Fábio Rodrigues Martinez

 Bacharel em Economia (2007), Fábio Martinez também é especialista em Controle da Gestão Pública pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR (Universidade Federal de Roraima).

 Exerce as funções de economista concursado na Seplan desde julho de 2010, e atualmente lotado na CGES (Coordenadoria Geral de Estudos Econômicos e Sociais), cargo que ocupa desde outubro de 2019. Nesta mesma função, também é membro da equipe do convênio IBGE/SEPLAN/RR de Contas Regionais para o cálculo dos PIBs (Produto Interno Bruto) Estaduais e Municipais.

 Martinez também foi vice-presidente do Corecon/RR (Conselho Regional de Contabilidade nos períodos de 2014, 2017, 2018 e 2019. Atual Presidente do CORECON/RR para o ano de 2020. Também foi eleito economista do ano de 2017 em Roraima.

 

SECRETARIA DO ÍNDIO

 TITULAR – MARCELO DA SILVA PEREIRA

 43 anos, nasceu no município de Viseu, no Pará. Formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia, também tem formação técnica em Agropecuária. A trajetória profissional começou no Projeto Lumiar, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), criado para fornecer assistência técnica aos agricultores assentados.

 Em seguida, trabalhou na Funai (Fundação Nacional do Índio) , onde assumiu a função de chefe de posto entre os municípios de Boa Vista, Pacaraima, Amajari e Alto Alegre. Em 2004 passou no concurso público do Governo do Estado e assumiu a função de técnico em agropecuária na Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), atuando nos municípios do Sul do Estado com os agricultores familiares na elaboração de projetos para financiamento junto aos bancos. Nesta função, também coordenou a questão da política territorial da região.

 Em 2009 assumiu na Secretaria do Índio a Divisão de Apoio à Produção, onde permaneceu até 2014. Em 2015 recebeu um convite para retornar à Seapa, desta vez para coordenar o Projeto de Mandiocultura em todo o Estado. Em 2017 foi convidado para assumir a Secretaria de Agricultura do município de Pacaraima, onde desenvolveu diversos projetos no setor produtivo, na questão ambiental e turismo.

 

ADJUNTO – RODRIGO MOTA DE MACEDO

 44 anos, nasceu em Boa Vista, Roraima. Com bacharel em Ciências Econômicas, é empresário e foi prefeito no município de Amajari entre os anos de 2009 e 2012.

 IPER

PRESIDENTE – ADRIANA PADILHA

 

Bacharela em direito, especialista em direito público e direito do consumidor, mestrando em direito pela Universidade Del Museo Social de Buenos Aires. Já atuou como assessora jurídica no TCE (Tribunal de Contas do Estado) entre os anos de 2009 e 2011, e exercia, até então, a função vice-presidente do Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima).

 VICE-PRESIDENTE – RAFAEL DAVID AIRES ALENCAR

Graduado em Administração e pós-graduado em Planejamento Empresarial e Finanças. Rafael David Aires Alencar possui experiência em rotinas administrativas e financeiras, equipe, recursos humanos e serviços terceirizados e relação institucional com autarquias e empresas multinacionais.

 Desde 2018 atuava como Diretor de Investimento e Arrecadação do Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima) e deixa a função para assumir a vice-presidência do órgão. Entre os anos de 2003 e 2008 atuou como gerente de contas do Banco do Brasil e entre 2008 e 2009 como gerente administrativo. De 2009 a 2018 atuou como empreendedor franqueado da Oi, trabalhando na firmação de acordos comerciais e propostas de crédito, gerenciamento de contratos, identificação de necessidades dos clientes e elaboração de planos de ação, voltadas à expansão dos resultados.