O Serviço Social do Comercio em Roraima recebe, a partir desta quinta-feira, 13 de agosto, a exposição “A Natureza Grita por Socorro”, do artista roraimense Cecílio de Jesus Carmo Silva. A abertura será às 15h, na Galeria Franco Melchiorri, no Mecejana. O acervo fica aberto à visitação até o dia 28 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Baseado nas palavras de Sigmund Freud, um escritor de psicanálise que aborda o poder da arte em construir e reconstruir, a exposição busca despertar no público uma maior consciência ambiental. Para isso, os trabalhos expostos exibem a natureza e os danos causados pelo homem.
De acordo com Cecílio, é fácil observar a devastação da flora, através das derribadas e queimadas. “A Natureza Grita por Socorro” tem como matéria prima materiais que normalmente são jogados no lixo como: MDF, tapumes e pedaços de madeira.
As escolas ou instituições interessadas em visitar e levar turmas de alunos, podem agendar a visita com a Gerência de Cultura, através do telefone 3621-3939.
Trabalho em Família
Cecílio começou a pintar quando sentiu a necessidade de sair do ócio. Decidiu então, com sua esposa Dejessica de Sousa, começar a vida artística. Tendo uma filosofia de vida ambientalista, a família incluindo o filho Jacinto Neto, de 14 anos, expressa seus protestos contra a degradação ambiental em forma de arte. Jacinto Neto também participa da exposição com os pais, mostrando assim a importância da família na construção de uma consciência ambiental.