De 06 a 10 de julho serão realizadas as inscrições para a seleção de conselheiros tutelares para atuar em três unidades de Boa Vista. O edital prevê a contratação de 15 conselheiros e 10 suplentes. A remuneração mensal é de R$ 2.100,00. Os interessados devem comparecer ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Praça João Mineiro, em frente ao Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Francisco, zona Norte.
No momento da inscrição, o candidato deve apresentar originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Pode participar do processo qualquer pessoa acima de 21 anos e com ensino médio completo, além de residir e ter domicílio eleitoral no Município de Boa Vista há pelo menos um ano. Não podem atuar no mesmo Conselho Tutelar marido e mulher, ascendente e descendente, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.
O processo de escolha será dividido em três etapas. A primeira é a análise da documentação, e a segunda uma avaliação escrita, ambas de caráter eliminatório. A última etapa é a eleição direta da qual participam membros da comunidade que se alistarem.
Caso seja aprovado nas duas primeiras etapas, o candidato deverá levar, nos dias 15 e 16 de julho, à Comissão Examinadora, os originais e cópias dos seguintes documentos: comprovante de quitação com as obrigações eleitorais e militares, certidão negativa civil criminal estadual e federal, comprovante de efetivo exercício na área da infância e ou adolescência por no mínimo dois anos e declaração de dedicação exclusiva para o exercício da função, além do certificado de conclusão do ensino médio.
Será publicada, no mural do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Diário Oficial do Município, a relação dos candidatos que forem considerados aptos para a fase seguinte, que é a avaliação escrita, que será aplicada no dia 2 de agosto, em horário e local a serem divulgados posteriormente.
Os examinadores irão atribuir nota de 1 a 10 ao candidato, avaliando conhecimento e discernimento para a resolução das questões apresentadas. Para ser classificado para a segunda etapa, o candidato deverá atingir no mínimo seis pontos. Os que não atingirem esta nota não terão candidaturas homologadas e estarão automaticamente desligados do processo.
A eleição será para o mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2016 até 10 de janeiro de 2020, conforme a Lei Federal nº 8069 de 13 de julho de 1990. O processo ocorrerá no dia 04 de outubro. Os eleitos assumem o cargo no dia 10 de janeiro de 2016.
CONSELHO – O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente tem um papel importante no futuro da camada mais jovem da massa de famílias carentes, que ainda é maioria no país. Tem a missão de agir em casos de estupro, abuso sexual, criminalidades, prostituição, violência doméstica, envolvendo crianças e adolescentes.
ENDEREÇOS – O Conselho Tutelar do Centro funciona na Rua Sílvio Botelho, 328, em frente ao Terminal José Campanha Wanderley, no Centro. O Conselho do Buritis funciona no Terminal João Firmino Neto, localizado na Avenida dos Imigrantes, no piso superior, da sala 21 à 26. Já o do Pintolândia foi instalado na Rua Felinto Barbosa Monteiro, nº 1.641. (I.S)