O Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Estadual de Roraima (UERR) aprovou a criação dos cursos de Medicina e Biomedicina. Nos próximos 60 dias, após a conclusão do Projeto Político Pedagógico (PPP) e cumpridos alguns rituais acadêmicos, o conselho definirá o número de vagas e a data do vestibular.
O Governo do Estado enviará uma mensagem à Assembleia Legislativa para que seja aprovada a criação de cotas que beneficiem alunos do interior do Estado e da rede pública de ensino. O Executivo pretende que 40% das vagas sejam para quem cursou o ensino médio no interior e outros 40% para estudantes de Boa Vista.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, o objetivo é fazer com que os alunos do curso de Medicina permaneçam no Estado, levando um melhor atendimento para todas as comunidades, tanto as da Capital quanto as do Interior.
Segundo o professor Evandro Ghedin, que presidiu a comissão de viabilidade dos cursos, os próximos passos são a aprovação do PPP, análise da infraestrutura do prédio (Zona Oeste) e o incremento orçamentário e financeiro para gestão e contratação de pessoal.
“Além da infraestrutura que o Governo do Estado está preparando, nós vamos fazer concurso público para a contratação de professores, técnicos administrativos e pessoal de apoio pedagógico, como também criar cargos de coordenação para os dois cursos”, disse Ghedin.
Cotidiano